quarta-feira, 6 de junho de 2012

Pernambuco apresenta experiências no Seminário Nacional de Pactuação Federativa do Brasil sem Miséria

O secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Ranilson Ramos, e o presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco, Júlio Zoé de Brito, participaram nessa terça-feira (05/06), do Seminário Nacional do Brasil sem Miséria, no Rio de Janeiro. O encontro buscou promover o intercâmbio dos trabalhos desenvolvidos pelos estados da federação em articulação com o Plano Brasil sem Miséria e marcou seu primeiro ano de atividades. Pernambuco foi convidado para integrar as discussões em torno do tema “Inclusão Produtiva Urbana e Rural”. Participou também do encontro, a secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Laura Gomes.

Ranilson Ramos e Júlio Zoé apresentaram à plenária duas das experiências de maior impacto na erradicação da pobreza no país. Na pauta, o novo modelo de irrigação comunitária que está sendo implantado em diversos municípios do Agreste e Sertão, e a dinâmica dos trabalhos do Programa de Aquisição de Alimentos com Distribuição Simultânea (PAA), respectivamente.

Para falar sobre o novo modelo de inclusão produtiva, em Pernambuco, Ranilson Ramos, apresentou o programa "Irrigação para Todos", uma experiência piloto, implantada em Petrolina, no Distrito de Irrigação dos Perímetros Muquém, Porto de Palha e Pedra Grande - DIMP, que recebeu investimentos de R$ 3,8 milhões, beneficiando 150 famílias, com regularização fundiária, sistema de irrigação moderno, assistência técnica, comercialização garantida pelos programas de aquisição de alimentos dos governos Estadual, Municipal e Federal, entre outros benefícios.

O destaque da apresentação ficou por conta do custo benefício do programa. "Esse novo modelo nos permite fazer irrigação a baixos custos e com a mesma tecnologia dos modelos tradicionalmente utilizados, além da geração imediata de emprego e renda", explicou Ranilson.

Na oportunidade, o secretário que, também é o coordenador do Comitê Integrado de Convivência com o Semiárido, destacou uma série de medidas pactuadas entre o Governo Federal e o Governo de Pernambuco que já estão sendo implantadas no Estado, para amenizar os efeitos da estiagem prolongada. Já o presidente do IPA, Júlio Zoé, apresentou os resultados do Programa de Aquisição de Alimentos com Distribuição Simultânea (PAA), em Pernambuco, que segundo o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), hoje se destaca no ranking nacional, pelo número de agricultores cadastrados.

Nenhum comentário: