quinta-feira, 19 de julho de 2012

Eduardo Campos entrega tablets na volta às aulas da rede estadual

A volta às aulas nesta quinta-feira (19/07) teve um gostinho ainda mais especial para os cerca de 600 alunos da Escola de Referência Ginásio Pernambucano (GP).  Em evento que marcou a inauguração do novo prédio do GP, que fica na Av. Cruz Cabugá (Santo Amaro), o governador Eduardo Campos fez pessoalmente a entrega dos primeiros tablets que serão doados a todos os estudantes dos 2° e 3° anos do ensino médio da rede estadual.

Até setembro serão distribuídos 156 mil tablets nas 1.101 escolas do Estado. Recebem primeiro as unidades situadas em municípios cuja população é superior a 300 mil habitantes e que obtiveram notas acima de 5,0 no exame aplicado para aferir o Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco (Idepe). O Governo do Estado teve um custo total de R$ 98 milhões com a compra dos computadores portáteis.

Para Eduardo, um futuro melhor começa em sala de aula. “A forma mais expressiva para a economia continuar girando, com emprego e qualidade de vida, é conquistar as pessoas para o caminho da formação e da educação”, disse, creditando também aos investimentos em educação o resultado alcançado pelo Estado na diminuição da criminalidade, tendo Pernambuco sido o único estado do Nordeste a reduzir a violência entre os jovens no ano passado.

Alunas do 2° ano do GP, Larissa Martins, 17, e Clarissa Alves, 16, nunca tiveram um computador pessoal. Muito satisfeitas com as novas possibilidades de pesquisa e de estudo trazidas pelo tablet, elas foram as primeiras a receber o aparelho das mãos do governador. “Essa é uma aposta no nosso aprendizado. Com isso, o Governo está mostrando que acredita no nosso crescimento”, reconheceu Larissa. “É uma honra para mim participar desse momento tão importante e de tanto avanço na educação de Pernambuco. Serviremos de espelho para outros estados”, completou a sua colega de turma, Clarissa.  

Todos os tablets vêm com dispositivos de segurança que os desabilitam totalmente em caso de perda ou roubo. Os aparelhos ainda possuem um chip que permite rastreá-los através do sistema GPS. Eduardo explicou aos estudantes os mecanismos de segurança e os tranquilizou: “Podem transportá-lo dentro das bolsas e nos ônibus, porque ninguém vai atrás de tablet de aluno do Estado”, garantiu.  

 Foi também o GP o local escolhido por Eduardo para entregar 20 mil microfones. A partir de agora, todo professor utilizará microfones em sala de aula. O Governo já tinha feito a entrega dos primeiros 6,5 mil em 2011. Atualmente, o quadro de docentes do Estado é de cerca de 26 mil professores, que  também viveram no dia de hoje o início dos cursos do Programa de Formação Continuada de Gestores/Técnicos Educacionais de Pernambuco (Progepe/Protepe).

Outra novidade foi o anúncio de que 240 kits de robótica serão entregues até o início de agosto. As aulas de robótica estão previstas para iniciar no final do mesmo mês e serão contempladas todas as escolas de referência, técnicas e as que estão ligadas ao Ensino Médio Inovador. O kit é composto por fascículos da Lego e peças do motor do objeto que deverá ser montado durante a aula.

Além dos alunos do GP, mais de 750 mil estudantes de 1.017 escolas voltaram às aulas nesta quinta-feira. Esse número corresponde a 92,4% de toda rede estadual.

ESTRUTURA- Há mais de uma década o GP vinha funcionando num prédio alugado na Rua do Hospício. Com a nova estrutura erguida na Av. Cruz Cabugá, a escola centenária passa a oferecer 18 salas de aula, cinco laboratórios, quadra coberta, além de auditório com capacidade para 150 pessoas. Foram 15 meses de obras e cerca de R$ 5 milhões em investimentos. Eduardo fez questão de visitar todos os espaços do prédio novo do GP.

Nenhum comentário: