terça-feira, 31 de julho de 2012

Garanhuns sedia Encontro Territorial dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural dos Agrestes Central e Meridional

O Encontro Territorial dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural teve início nesta segunda-feira(30), no município de Garanhuns, com a participação de representantes de 34 municípios dos  Agrestes  Central e Meridional. A iniciativa faz parte de uma rodada de seis encontros promovidos pela Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária, por meio do Programa de Desenvolvimento Rural Sustentável de Pernambuco – ProRural , com  o objetivo de reunir os Conselhos de Desenvolvimento Rural a fim de estimular a articulação e participação de representantes da sociedade na implementação de políticas públicas direcionadas ao desenvolvimento de comunidades rurais.
De acordo com o secretário executivo de Agricultura Familiar e gerente-geral do ProRural, Aldo Santos, a atuação dos Conselhos Municipais tem contribuído de forma significativa para participação da sociedade nos espaços de decisão, estabelecendo critérios para implementação de programas e projetos voltados ao meio rural. “Este é um momento voltado à construção coletiva. Estamos aqui para debater a formulação de novas ações e a participação dos Conselhos faz toda a diferença  nas decisões  para o desenvolvimento da Agricultura Familiar”, afirma.
Com foco na implementação do projeto Pernambuco Rural Sustentável  e as novas estratégias para promoção  desenvolvimento rural em Pernambuco, através dos Planos Territoriais de Redes Produtivas, a encontro conta com a participação, além dos Conselhos, de instituições parceiras governamentais e não-governamentais, como o IPA, ITEP, ITERPE, Secretaria da Mulher e ASA Pernambuco.
Através dos Planos Territoriais de Rede Produtivas, o ProRural vai apoiar o desenvolvimento de projetos associativos, promovendo o fortalecimento de atividades produtivas, beneficiando a geração de renda de produtores familiares em 180 municípios pernambucanos. Com a linha de atuação direcionada para o desenvolvimento de territórios produtivos, formados por conjuntos de municípios que apresentam atividades econômicas relevantes, os Planos Territoriais são ações integradas que envolvem o Estado e a sociedade civil organizada.
“O Plano Territorial da Rede Produtiva do Feijão já atua na região do Agreste Meridional, beneficiando produtores familiares de 11 municípios com ações para a ampliação produtiva e a capacidade empreendedora. A bovinocultura de leite, a caprinocultura de leite, a apicultura e a meliponicultura são outros setores que serão atendidos nesta região”, explica Aldo.
A série de encontros teve início no Sertão do Pajeú, no município de Triunfo, nos últimos dias 23 e 24, passando em Petrolina, Sertão do São Francisco, nos dias 25 e 26.  Em Garanhuns, a reunião termina nesta terça-feira (31), seguindo para Gravatá nos dias 01 e 02 de agosto.  Os seis encontros reunirão mais de 700 pessoas de todas as Regiões de Desenvolvimento do Estado.

Nenhum comentário: