domingo, 15 de julho de 2012

Laticínios do Sertão integram o PAA Especial de Caprinos e Ovinos

O secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Ranilson Ramos, autorizou medidas para dar suporte ao PAA Especial de Caprinovinocultura, durante visitas realizadas, quarta e quinta-feira (10 e 11/07), aos laticínios de Arcoverde e Sertânia. Dentre elas - a liberação de uma retroescavadeira que irá desobstruir cacimbas, no leito do rio Ipojuca, caminhões para transportar bagaço de cana, e ensiladeiras para produção de feno (ração animal), além da distribuição de 520 caixas de água de 1.000 litros, para consumo humano.
A ação funcionará no modelo do Programa de Aquisição de Alimentos com Doação Simultânea – PAA, e foi uma decisão da presidenta, Dilma Rousseff, juntamente com o governador, Eduardo Campos, e o Ministério do Desenvolvimento Social - MDS, anunciada, nessa segunda-feira (09/07), durante a VIII Reunião Ordinária do Comitê Integrado de Convivência com o Semiárido.
A aquisição dos animais será feita, apenas, aos pequenos criadores com rebanho de até 50 animais, podendo vender até 20. A Conab irá pagar R$ 6,65 por quilo de animal vivo, um preço em torno de 50% a mais do praticado no mercado. “A expectativa é que sejam adquiridos mais de 150 mil animais, pela Conab, com dois objetivos - regularizar o preço de mercado da carne de caprino e ovino, que sofre baixa em decorrência da estiagem, e assegurar a manutenção dos rebanhos remanescentes dos pequenos criadores” salientou Ranilson Ramos.
O secretário Ranilson Ramos, que já vem realizando visitas aos abatedouros de diversos municípios do Estado para verificar a capacidade de abate dos animais, destacou, ainda, a importância do apoio tecnológico aos laticínios das regiões. “O laticínio é um dos elos fundamentais para a organização da cadeia produtiva, agregando valores ao produto e ampliando a capacidade de compra”.
“Agora, nós temos uma alternativa, a gente era obrigado a morrer nas mãos dos atravessadores, tendo que vender o nosso rebanho a qualquer preço para se livrar do período de seca”, comemorou o criador Paulo Roberto Soares, fornecedor do Cedoca – Centro de Excelência em Derivados de Carne e Leite de Caprinos e Ovinos de Sertânia.
Essa é, sem sombra de dúvida, a maior ação implementada para minimizar o efeito da estiagem prolongada, devido a importância econômica e social dessa cadeia produtiva, sobretudo, nas regiões com baixa aptidão agrícola e vocação para esse tipo de atividade. “Não vamos medir esforços para executar essa grande ação, mas precisamos do empenho dos órgãos estaduais, prefeituras, organizações sociais, conselhos e entidades representativas, para que o PAA Especial possa ultrapassar os seis meses previstos, tornando-se,efetivamente, uma política pública”. Afirmou Ranilson.

Nenhum comentário: