sexta-feira, 20 de julho de 2012

Projeto Imagem.Experiência abre inscrições para etapas Sertão e Zona da Mata

O projeto Imagem.Experiência está com inscrições abertas para as etapas do Sertão e da Zona da Mata. A oficina é voltada para educadores das redes públicas de ensino estadual e municipal e as inscrições podem ser feitas pelo site www.imagemexperiencia.com. A oficina do Sertão terá como sede a cidade de Arcoverde e as inscrições estão abertas até o dia 30 de julho de 2012 para esta etapa. A Zona da Mata, por sua vez, receberá uma oficina na cidade de Palmares e as inscrições estão abertas até o dia 15 de agosto de 2012. Em cada oficina serão oferecidas 20 vagas e as inscrições são gratuitas.

Imagem.Experiência é uma oficina voltada para educadores da Rede Pública de Ensino que visa trabalhar a imagem na sala de aula, como ferramenta pedagógica de estímulo à reflexão e à construção de conhecimento. A oficina tem carga horária de 32 horas/aula foi patrocinada pelo Funcultura e será realizada em quatro cidades localizadas em cada uma das macrorregiões do estado de Pernambuco – Região Metropolitana, Zona da Mata, Agreste e Sertão.

O público alvo principal das oficinas são educadores da rede pública de ensino de quaisquer especialidades, mas podem participar também estudantes de licenciatura e pedagogia e profissionais correlatos. Uma das principais preocupações do projeto é reforçar o diálogo com educadores de disciplinas como matemática, física e química para ampliar o uso da fotografia como elemento de construção de conhecimento e integrar melhor o uso dela entre educadores de áreas como artes, história, geografia, português e literatura, entre outras.

Para isso, o professor Eduardo Queiroga, que também é fotógrafo e pesquisador, pretende desenvolver ações que estimulem o olhar crítico dos participantes. Por meio de vivências e referências de obras visuais de diversos artistas, ele tem o intuito de colaborar para a ampliação do repertório de abordagens pedagógicas dos educadores participantes. Além disso, a oficina também tem o objetivo de criar um ambiente mais inclusivo em sala de aula, aproveitando as potencialidades da fotografia e outras linguagens visuais para refletir sobre  transformações culturais, pedagógicas e cidadãs.

Entre os temas debatidos durante as aulas estarão: a imagem nos tempos passados e na contemporaneidade; a imagem na criação de narrativas; responsabilidade social, cidadania e imagem, entre outros. A oficina prevê ainda uma introdução dos participantes ao universo da fotografia com encontros nos quais os princípios básicos da área serão apresentados junto com dinâmicas de sensibilização do olhar e experiência de leitura crítica de imagem.


Inscrições Sertão (Arcoverde)

As inscrições para a oficina que será realizada em Arcoverde estão abertas até o dia 30 de julho de 2012. Para se inscrever, o profissional deve acessar o site www.imagemexperiencia.com e baixar a Ficha de Inscrição Etapa Arcoverde. Em seguida, deve preencher devidamente a ficha e enviar para o e-mail imagem.experiencia@gmail.com.

Se o número de interessados ultrapassar o número de vagas disponíveis haverá seleção. O critério será o interesse pela oficina, demonstrado pelo educador nas respostas ao questionário que está inserido na ficha de inscrição. A lista com os selecionados para esta oficina será divulgada no site do projeto e enviada por e-mail aos inscritos até a noite do dia 1 de agosto de 2012.  

As aulas ocorrerão de 04 de agosto a 01 de setembro, aos sábados, das 8h às 12h e de 13h às 16h. O local das aulas será o SESC Arcoverde, Rua Capitão Arlindo Pacheco, nº 364 - Centro – Arcoverde – PE. Podem se inscrever educadores de todos os municípios do sertão. 

A coordenação geral do projeto é feita por Eduardo Queiroga. A produção geral está sendo conduzida por Ana Lira, com monitoria de Rodolfo Araújo, em Arcoverde. O projeto gráfico é da designer Rosana Aires. Mais informações pelo email imagem.experiencia@gmail.com, no website www.imagemexperiencia.com e na página do Facebook www.facebook.com/imagemexperiencia

Nenhum comentário: