quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Eduardo inaugura novas instalações da Junta Comercial de Pernambuco


O governador Eduardo Campos inaugurou, na manhã desta quarta-feira (03/10), as novas instalações do edifício sede da Junta Comercial do Estado de Pernambuco (Jucepe), que fica no bairro de São José. Ao todo, foram investidos R$ 5,6 milhões nas obras e compra de equipamentos e mobiliário. Participaram da solenidade o secretário de Desenvolvimento Econômico, Frederico Amâncio, e o presidente da Jucepe, Roberto Arraes.

Projetada para oferecer mais conforto, comodidade e agilidade no atendimento aos cidadãos, a nova Jucepe ganhou ainda uma ferramenta para diminuir o processo burocrático na legalização das empresas, o Redesim/PE. O aplicativo, disponível no Portal da Jucepe, tem a função de interligar todas as instituições envolvidas no processo de registro de empresas, “facilitando a vida das pessoas”, como explicou o governador.

  “É completamente inaceitável que, no século 21, o próprio Estado trate o cidadão numa verdadeira peregrinação em busca de papeis e documentos em órgãos públicos, que pode ser encurtado usando as ferramentas de tecnologia da informação já disponíveis. Isso vai encurtar de 45 dias, prazo médio hoje, para 72h todo o circuito burocrático para o cidadão abrir uma micro ou média empresa”, disse Eduardo.

Para Roberto Arraes, o Redesim veio para “mudar paradigmas. O que adianta abrir uma empresa em 24h e esperar um mês e meio para legalizar? É uma mudança muito importante, que já é uma realidade em Pernambuco”, afirmou Arraes, lembrando que a ferramenta já vem funcionando desde meados de setembro.

Atualmente, apenas o Cabo de Santo Agostinho se capacitou para utilizar o Redesim, mas a iniciativa vai chegar a outros. “O processo de desburocratização continua. Vamos expandir para outros 20 municípios até dezembro, ajudando no crescimento e desenvolvimento do Estado”, ressaltou Amâncio.    

Outra ação recente da Junta foi a criação do Selo Verde, concedido às empresas que firmem compromissos com o meio ambiente, através de cláusulas nos contratos sociais. “É parte de um esforço de colocar a questão da sustentabilidade no centro do debate do desenvolvimento de Pernambuco. O selo vai ajudar a preservar o meio ambiente e construir um mundo com mais vida, saúde e respeito à natureza”, frisou Eduardo.

A Jucepe é uma autarquia estadual criada em 30 de abril de 1966, e é vinculada administrativamente à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco. Sua missão é legalizar, arquivar e executar os serviços de registros públicos de empresas mercantis e atividades afins no Estado de Pernambuco. A média hoje de procura pelos serviços da Junta é de cerca de 1.000 pessoas diariamente.

Nenhum comentário: