quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Secretário de Agricultura e presidente do IPA discutem políticas do Plano Brasil Sem Miséria para Pernambuco

O secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Ranilson Ramos, e o presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Júlio Zoé de Brito, se reuniram nessa terça-feira (09), em Brasília, com o secretário Nacional da Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SAF/MDA), Valter Bianchini, para discutir a implantação e ampliação de políticas públicas, dentro do Plano Brasil Sem Miséria, para Pernambuco.
De acordo com o secretário Ranilson Ramos, durante a extensa pauta da audiência, foi discutido o fortalecimento da produção de sementes próprias (caboclas), produzidas pelos próprios agricultores familiares. “Já foram identificadas áreas com vocação para esse tipo de atividade, em comunidades e assentamentos rurais no Sertão do São Francisco. Hoje, essas áreas já estão produzindo e apresentando resultados expressivos", destacou Ranilson.
Para ampliar o atendimento aos agricultores familiares, o presidente do IPA, Júlio Zoé de Brito, disse que será elaborado um projeto de acordo com o novo modelo de pactuação, aplicado no Centro Sul do País, entre o governo Federal e o governo Estadual. "O pacto prevê um fomento de R$ 2,4 mil por agricultor e a contrapartida do Estado é prestar assistência técnica qualificada e específica para o público previamente identificado, que deverá ser retirado da linha da pobreza", disse.
Outro ponto discutido, também, foi à construção de um PAC para o Semiárido nordestino, com liberação de recursos destinados à aquisição de patrulhas mecanizada para o programa Terra Pronta e realização de obras de infraestrutura hídrica. No âmbito da inclusão produtiva, Ranilson Ramos apresentou o projeto de irrigação comunitária, lançado este ano, em Petrolina, como alternativa para o Semiárido. “A ideia é ampliar esse projeto para as comunidades e os assentamentos rurais de todo o Estado” frisou.
Além disso, foi discutida a oportunidade de Pernambuco ter um escritório de representação da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). Ranilson disse que, para sediar o escritório, foram sugeridas as cidades de Recife e Petrolina e que essa manifestação de interesse deverá ser encaminhada, brevemente, pelo governador de Pernambuco para o presidente da FAO.


A FAO é uma organização das Nações Unidas, cujo objetivo é promover o suporte adequado e sustentável da segurança alimentar e nutrição no mundo, por meio de programas de armazenamento, comercialização de alimentos e produtos agropecuários.

Nenhum comentário: