quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Recife tem a maior queda de desemprego e a maior elevação da média salarial do País

A Região Metropolitana do Recife é destaque novamente na Pesquisa Mensal de Emprego (PME), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), como a região que apresentou a maior queda no índice de desemprego entre agosto e setembro. Segundo o levantamento, a taxa de desocupação recuou de 6,7% para 5,7% no Grande Recife, ficando abaixo das taxas medidas em São Paulo (6,5%) e Salvador (6,2%).

A taxa de desemprego registrada na RMR em setembro é a menor para o mês desde que o levantamento começou ser realizado pelo IBGE, em 2002, caindo de 12,1% em setembro daquele ano para os 5,7% registrados no mês passado. “Esse resultado reflete o processo de transformação econômica vivido hoje no Estado. É uma verdadeira reindustrialização, que ainda renderá bons frutos nos próximos anos, quando as grandes indústrias em construção começarem a operar”, destaca o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Frederico Amâncio.

Nacionalmente, foi registrada uma ligeira elevação no total de desocupados, passando de 5,3% para 5,4% da população em idade ativa. A taxa de desocupação caiu no Recife, cresceu em São Paulo (de 5,8% para 6,5%) e ficou estável nas demais quatro regiões pesquisadas (Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Porto Alegre).

A pesquisa aponta ainda como destaque o crescimento do rendimento médio do trabalhador. Novamente, a capital pernambucana aparece no topo da lista, desta vez com o maior crescimento da média salarial (12,5%), na comparação com o mesmo mês de 2011. Em setembro, o rendimento médio do pernambucano ficou em R$ 1.301,60, contra o salário de R$ 1.157,35 registrado em 2011.

Nenhum comentário: