sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Comitiva de Direitos Humanos vai visitar "locais de memória" da Ditadura Militar no Recife

À convite da Secretária de Direitos Humanos e Segurança Cidadã do Recife (SDHSC-PCR), Amparo Araújo, a comitiva que vai conduzir o ciclo de debates "Direitos Humanos, Justiça e Memória" na Universidade Católica de Pernambuco, nesta segunda-feira (22), vai participar, pela manhã, de uma agenda especial. A equipe visitará os "locais de memória" do Recife que marcaram o período da ditadura militar. A iniciativa, além de dar visibilidade a esses locais, marca a preparação do livro "Recife Lugar de Memória", produzido pela SDHSC - PCR.

A primeira parada vai ser às 9h, na antiga casa de detenção, hoje conhecida como Casa da Cultura. Depois, a comitiva visita a Polícia Civil de Pernambuco, onde funcionou  a Delegacia de Ordem Social e Política de Pernambuco (DOPS/PE) e a Assembleia Legislativa do Estado (Alepe); em seguida o Monumento Tortura Nunca Mais. Todos na Rua da Aurora. Para finalizar o roteiro, passarão pelo Palácio do Governo, Palácio da Justiça e Teatro de Santa Isabel, na Praça da República. 

A comitiva é formada pela ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário, a ex-ministra da Cultura do Chile e diretora do Museu da Memória e dos Direitos Humanos, Marcia Scantlebury, o ex-relator especial para o direito à educação da ONU, Vernor Muñoz, o secretário executivo de Justiça e Direitos Humanos do Governo de Pernambuco, Paulo Moraes e André Lázaro da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (FLACSO).

CICLO DE DEBATES -  Às 14h a equipe segue para a Unicap. O debate é gratuito e vai ser realizado no auditório G1 da Católica. Para participar basta fazer a inscrição no local às 13h. O ciclo de discussão já percorreu três capitais brasileiras: Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre. Aqui no Recife, o foco vai ser “Memória, história e verdade: a luta pelos direitos humanos no Brasil e na América Latina”.

Nenhum comentário: