terça-feira, 23 de outubro de 2012

Ministério Público do Trabalho inaugura prédio em Petrolina


A partir do dia 5 de novembro, o Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco passará a atender a população de 55 municípios do Sertão e de parte do Agreste em nova sede. É que, na próxima terça-feira (30), às 17h, será inaugurada a unidade de Petrolina, Edifício Morse Lyra Neto, que fica na Avenida Gilberto Freire, no bairro de Vila Mocó.
O novo prédio, construído em pouco menos de um ano e que custou R$ 1.169.588,97, conta com estrutura de 670 metros quadrados, dispondo de salas de denúncias e audiências, biblioteca, estacionamento para o público. Toda a obra está adaptada para pessoas com deficiência.
Instalado desde 2005 em Petrolina, o MPT funcionava no Centro de Convenções, em espaço cedido pela Prefeitura. Com a mudança, o orgão pretende acomodar melhor a atual equipe de trabalho, bem como prestar melhor serviço à população da região, que é de aproximadamente 1,5 milhão de pessoas. A estrutura interna do MPT é de dois procuradores do Trabalho, cinco servidores, somados os do quadro e cedidos, dois estagiários e oito terceirizados, que dão suporte na vigilância, serviços gerais e copeiragem.
Atualmente, tramitam no órgão 138 procedimentos. Em 2012 (até o início de outubro), foram instaurados 232 inquéritos, realizadas 136 audiências, sendo três delas públicas, feitas 49 inspeções, ajuizadas 21 ações civis públicas e firmados 33 Termos de Ajuste de Conduta.
Os 55 municípios atendidos pela unidade do Ministério Público do Trabalho (MPT) em Petrolina são: Afogados da Ingazeira, Afrânio, Araripina, Belém de São Francisco, Betânia, Bodocó, Brejinho, Cabrobó, Calumbi, Carnaíba, Carnaubeira da Penha, Cedro, Custódia, Dormentes, Exu, Flores, Floresta, Granito, Ibimirim, Iguaraci, Inajá, Ingazeira, Ipubi, Itacuruba, Itapetim, Jatobá, Lagoa Grande, Manari, Mirandiba, Moreilândia, Orocó, Ouricuri, Parnamirim, Petrolândia, Petrolina, Quixaba, Salgueiro, Santa Cruz, Santa Cruz da Baixa Verde, Santa Filomena, Santa Maria da Boa Vista, Santa Terezinha, São José do Belmonte, São José do Egito, Serra Talhada, Serrita, Sertânia, Solidão, Tabira, Tacaratu, Terra Nova, Trindade, Triunfo, Tuparetama, Verdejante.
Homenagem – O novo prédio do MPT tem o nome do procurador Regional do Trabalho Morse Sarmento Pereira de Lyra Neto, que faleceu em julho deste ano. A homenagem considera os incontáveis feitos de Morse em defesa dos direitos dos trabalhadores.

Nenhum comentário: