terça-feira, 30 de outubro de 2012

Comitê de Enfrentamento da Estiagem vai apresentar ações em Serra Talhada

Terminou há pouco a XXIIª Reunião do Comitê Integrado de Enfrentamento à Estiagem, na sede do IPA. O deputado Manoel Santos e o presidente da Fetape, Doriel Barros,    acompanharam as discussões do fórum que entre os assuntos referentes às ações da Operação Seca, discutiu sobre o plano para a distribuição do milho entre os criadores    que estão com problemas para alimentar o rebanho. O plano com novos ajustes será apresentado na próxima quinta-feira (1º), em Serra Talhada, quando o Comitê se reunirá com os bispos diocesanos de Serra Talhada e Salgueiro para apresentar as ações de  enfrentamento da estiagem no estado.

A Conab antecipou que para acelerar a logística de armazenamento e distribuição do milho, a Companhia vai abrir uma unidade para armazenamento em Salgueiro. O secretário de Agricultura, Ranílson Ramos, também reforçou que o Governo do Estado está fazendo o transporte do milho no Estado, mas para o transportar o produto de outros estados, o governador está solicitando  ao Governo Federal o apoio do Exército.

O secretário também ressaltou que é fundamental a parceria dos conselhos municipais e dos municípios para a distribuição   das caixas d'água de 1 mil litros. Com esse volume de água, as donas de casa terão água para cozinhar e beber durante 10 dias, até que o carr-pipa volta a abastecer o reservatório. Até o final de novembro serão 25 mil caixas distribuídas às famílias que não tem cisternas ou outra forma de armazenar água. As famílias também estão recebendo um filtro para tratar a água que vai beber.

Nenhum comentário: