segunda-feira, 22 de abril de 2013

Missão boliviana conhece em Pernambuco projeto de construção de cisternas

Um grupo formado por representantes do governo boliviano e trabalhadores da construção civil daquele país participarão esta semana (de 22 a 26), de visita ao nosso Estado, a fim de conhecer as obras de construção de cisternas de placa de cimento. A iniciativa faz parte de ações de cooperação internacional entre os Governos do Brasil e Bolívia.
Em Pernambuco, a delegação boliviana será acompanhada por técnicos do ProRural e conhecerão in loco as experiências de implantação da tecnologia utilizada para captação e armazenamento da água de chuva em reservatórios de 16 mil litros, desenvolvidas no município de Santa Maria do Cambucá, no Agreste Setentrional. Na localidade 135 famílias já foram beneficiadas com as cisternas “Na oportunidade, durante toda a semana, o grupo receberá orientações a respeito de todo processo burocrático e operacional que envolve o projeto de construção de cisternas”, explicou o secretário de Agricultura Familiar e gerente geral do ProRural, Aldo Santos.
Ainda de acordo com Santos, Pernambuco foi o Estado escolhido para apresentação e intercâmbio sobre a tecnologia das cisternas, por apresentar resultados exitosos na execução do projeto. “É importante registrar que o nosso trabalho além de estar atendendo a sua missão em melhorar a qualidade de vida da população rural, também é referência para outros países”, conclui.
O Programa Cisternas é executado no Estado, por meio de convênio com o Ministério de Desenvolvimento Social. A ação prevê a construção de 31 mil unidades de cisternas de primeira água, destinadas ao consumo humano e 15,5 mil de segunda água, captadas para produção agropecuária, implementadas em propriedades de agricultores familiares. O projeto  tem como público alvo as famílias de baixa renda moradoras de áreas rurais e atende a meta de universalização do acesso a água , até o final de 2014, estabelecida pelo Governo do Estado. “Até o momento, o Governo já entregou 19,5 mil cisternas, beneficiando 46,5 mil famílias”, afirma o secretário.

Nenhum comentário: