sexta-feira, 19 de abril de 2013

Acic Jovem pede ciclovia para Caruaru

A criação de ciclovias em vários bairros do Recife, projeto implantado recentemente, durante os fins de semana, vem sendo muito bem avaliado pela população da Capital Pernambucana. Em Caruaru, o Acic Jovem já havia apresentado um projeto semelhante ao executivo municipal, em maio do ano passado, durante o Seminário Caruaru 2030. Desde então, os jovens empresários estão aprimorando a concepção inicial e fazendo algumas adequações à realidade do município.
Feito pela economista Mayara Soares e pelo arquiteto-urbanista Arthur Sá - associados à Acic e integrantes do Núcleo Acic Jovem -, o projeto indica a criação de ciclofaixas para lazer em vias públicas, a exemplo da Avenida Portugal e a Avenida Agamenon Magalhães. A implantação teria curto ou médio prazo e funcionaria aos domingos e feriados. Outra sugestão do Acic Jovem é a construção de ciclovias em acessos como o do Distrito Industrial, para facilitar a locomoção dos trabalhadores que usam bicicleta e diminuir riscos e acidentes. “É um assunto novo em Caruaru. A população, de forma geral, precisa de informações sobre como funciona a estrutura. Portanto, será necessário um trabalho de base, de comunicação entre a municipalidade e população”, explicou o arquiteto.
O presidente do Acic Jovem, Carlos Daniel Ramos, diz que ciclofaixas e ciclovias em Caruaru são uma necessidade. “Existem vários argumentos. Levemos em consideração os gargalos: Caruaru não foi planejada, como a maioria das cidades, e tem ruas estreitas. Então, a forma de se locomover mais facilmente é usar bicicletas, o que desafoga o trânsito. Além disso, o uso de bicicleta promove o bem estar e a saúde da população. Sem contar que a implantação das ciclovias é uma maneira de garantir a segurança de quem utiliza esse meio de transporte. Por fim, o meio ambiente ainda sai ganhando, com menos poluição”, destacou.
A assessoria jurídica da Acic revisou e aprovou o projeto, que também foi aprimorado levando em consideração o Plano Diretor de Caruaru, para que fossem excluídos quaisquer empecilhos. O Núcleo Acic Jovem encaminhará o texto para votação na Câmara de Vereadores a partir da semana que vem.

Nenhum comentário: