segunda-feira, 15 de abril de 2013

Secretário executivo de Agricultura Familiar reune-se com secretários do Araripe

O secretário executivo de Agricultura Familiar e gerente geral do ProRural, Aldo Santos, durante agenda da quinta semana de atividades itinerantes da Operação Seca, esteve reunido no último sábado, em Ouricuri, com secretários municipais de Agricultura e vereadores do Araripe. Na oportunidade, Aldo Santos, representando a Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária- SARA, recebeu documento dos representantes dos municípios, solicitando a ampliação no atendimento das ações emergenciais para enfrentamento da estiagem na região, com destaque para o reforço na infraestrutura hídrica e para alimentação do rebanho.
Durante o encontro, Aldo Santos explicou  as novas medidas do Governo do Estado, a fim de atender as necessidades da população vitimada pela forte estiagem. Na ocasião, ele destacou os investimentos na construção de novas barragens por municípios, a perfuração e recuperação de poços, a universalização das cisternas em propriedades rurais e as novas ações de assistência ao rebanho, como a identificação de áreas adequadas ao plantio irrigado de milho forrageiro, como alternativa de alimentação para os animais. "Cada município receberá quatro barragens e cinco poços", explicou.
Santos também ressaltou a nova logística para garantir a entrega de água pelos carros-pipa, que será utilizada a partir do próximo mês. “Acreditamos que a partir destas novas iniciativas, iremos construir uma nova realidade e contribuir para a reestruturação das propriedades da agricultura familiar, por meio de melhorarias na infraestrutura hídrica e em ações para reposição da produção. Na oportunidade, o secretario também destacou a importância dos encontros com a população atingida. “A partir destas conversas com representantes da região, é que transformamos ideias em políticas públicas para o atendimento a população rural”.
Sertão Central – Ainda no final de semana, o secretário Aldo Santos fez a entrega de um caminhão ao município de Terra Nova, sertão central. A iniciativa faz parte de um convênio entre a secretaria executiva de Agricultura Familiar e o Ministério do Desenvolvimento Agrário, com investimentos da ordem de R$ 150 mil.

Nenhum comentário: