terça-feira, 16 de abril de 2013

Força Sindical PE promove festa unificada do Dia do Trabalhador, junto com a UGT, CTB e Nova Central

Evento será na Praia do Pina e contará com sorteio de carro 0KM e duas motos,
além de shows de artistas locais e a atração nacional Gaby Amarantos

A Força Sindical em Pernambuco promove de forma inédita no Recife, a primeira edição unificada da tradicional festa do Dia do Trabalhador, seguindo os moldes do evento realizado pela Força Nacional, em São Paulo. Os detalhes da festa e da parceria selada com a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Nova Central (NCST) e a União Geral dos Trabalhadores (UGT) foram divulgados na manhã desta terça-feira (16), durante coletiva de imprensa  realizada na sede da central, no bairro de São José.
Durante a coletiva, o presidente da Força Sindical em Pernambuco, Aldo Amaral, destacou a importância política da realização de um evento unificado com quatro centrais sindicais. “Esse é um marco para a unidade de ações em defesa dos direitos dos trabalhadores. Tenho certeza de que essa união vai render bons frutos. Vamos mostrar a sociedade que o sindicalismo está vivo em Pernambuco.
Em sua terceira edição, a Festa Unificada de 1º de Maio tem como tema os “70 anos de CLT”. A programação tem início às 10h e segue até às 19h, na praia do Pina, na Zona Sul do Recife. O evento, que é gratuito e aberto ao público será apresentado pelos jornalistas Rodrigo Raposo e Sérgio Dionísio. Pelo palco, 11 artistas da cena pernambucana e nacional vão se revezar para animar os trabalhadores durante cerca de dez horas.
            Como acontece todos os anos, as centrais definiram uma pauta trabalhista, com as bandeiras de luta a serem travadas ao longo do ano. Em 2013, as bandeiras propostas pelas centrais é a redução da jornada de 40 horas semanais sem redução dos salários, o fim do fator previdenciário, a reforma agrária, a igualdade de oportunidade entre homens e mulheres, a política de valorização dos aposentados e a destinação de 10% do PIB para Educação e 10% do orçamento para Saúde. E mais, os trabalhadores também reivindicam a correção da tabela do Imposto de Renda, ratificação da Convenção da OIT 158, regulamentação da Convenção da OIT 151 e ampliação do Investimento Público.
Participaram da coletiva, o presidente e vice-presidente da Força Sindical em Pernambuco, respectivamente Aldo Amaral e Rinaldo Júnior; Gustavo Walfrido Presidente da UGT/PE; Israel Torres, Presidente da NCST; Márcio Santos, coordenador geral do evento; Luciano Bezerra, representante dos Bombeiros Civis; além dos cantores Nádia Maia e Almir Rouche representando as atrações artísticas.

INFRAESTRUTURA – Será montada uma grande estrutura para receber os trabalhadores. O palco (20m x 16m) contará com um painel de LED (8m x 4m) para que as atrações possam ficar ao alcance dos olhos dos trabalhadores, três geradores e dois canhões de luz Sky Walker . A estrutura do evento também contará front stage, seis camarins, sala de imprensa e dois camarotes. O primeiro camarote, que tem capacidade para 400 pessoas, vai receber associados das centrais sindicais. O segundo será destinado à direção das centrais, coordenação do evento e autoridades. E mais, a megaestrutura da festa do 1º de Maio Unificado também contará com de 30 banheiros químicos.
SEGURANÇA – Além da presença da Polícia Militar, a Força Sindical contratou 100 profissionais de segurança para realizar um trabalho integrado junto ao Policia Militar de Pernambuco. Além do reforço na segurança, a Força Sindical contratou 50 bombeiros civis para atuar nas áreas de prevenção de acidentes, combate a incêndio e primeiros socorros. Os profissionais terão o suporte de duas ambulâncias, rádio comunicadores e profissionais de enfermagem.
SORTEIO – O trabalhador que for conferir a festa do 1º de Maio, na praia do Pina, além de se divertir pode sair do evento motorizado. Isso porque as centrais sindicais vão sortear um Fiat Uno 0KM (Mille Economy 1.0, ano 2013) e duas motos. Todo trabalhador presente no evento, e acima de 16 anos, poderá participar dos sorteios. Serão distribuídos 500 mil cupons antes e durante o evento. A cartela será distribuída gratuitamente a partir da próxima semana em vários pontos no Recife, nas indústrias e empresas, e também no local (no dia do evento). Para ser premiado, faz-se necessário a presença do trabalhador no local do sorteio.
ATRAÇÕES – Como aconteceu nos últimos anos, o Dia do Trabalhador será uma festa multicultural. No palco, grandes artistas da cena pernambucana e nacional vão animar os presentes. O play list, inclusive, também está bem diversificado com nomes como Gaby Amarantos, Banda Kitara, Almir Rouche, Cezzinha, Adilson Ramos, Nádia Maia, Gerlane Lops, Mitó (Labaredas), Banda Pinga-Fogo, Grupo Boa Impressão e o Dj Daniel.
         A festa começa ao som do DJ Daniel e segue com o pagode do Grupo Boa Impressão. No turno da tarde a vez é do Forró Pé-de-Serra. O arrasta-pé começa com Inaldo Sampaio e a Banda Pinga Fogo e segue com a forrozeira Nádia Maia, que convidou os amigos Mitó (Banda Labaredas) e Gerlane Lops para animar ainda mais a festa. A tarde segue no Pina com o romantismo do cantor e compositor Adilson Ramos.
Depois de um pequeno intervalo para a realização dos sorteios, a festa continua com o cantor Almir Rouche, que vai fazer o Pina ferver ao som do frevo rasgado. O pernambucano, inclusive, promete um show animadíssimo ao lado da paranaense e rainha do tecnobrega, Gaby Amarantos. O cantor e sanfoneiro Cezzinha também faz participação no show de Almir. E para encerrar a programação em alto estilo, mais tecnobrega com a banda Kitara, que gravou recentemente DVD cinematográfico no Chevrolet Hall.
            HORÁRIO DAS APRESENTAÇÕES
10h00 às 10h40 - Dj Daniel
10h50 às 11h30 – Grupo Boa Impressão
11h50 às 12h40 - Banda Pinga-Fogo
13h00 às 14h00 – Nádia Maia com participação de Gerlane Lops e Mitó (Labaredas)
14h20 às 15h00 - Adilson Ramos
15h20 às 16h20 – Almir Rouche com Participação de Gabi Amarantos e Cezzinha
16h20 às 17h00 – Momento Político e sorteios
17h20 às 18h20 – Kitara
  OBS: Os horários estão sujeitos a alterações conforme agenda dos artistas
PANFLETAGEM – Serão realizadas duas grandes distribuições de panfletos para divulgar a festa e cupons para concorrer aos prêmios que serão sorteados na festa. A primeira panfletagem será realizada no domingo (28/04), às 10h, na Praia do Pina. E na segunda-feira (30/04), os dirigentes das centrais sindicais fazem a última panfletagem na Estação Central do Metrô, às 7h.

Nenhum comentário: