terça-feira, 16 de abril de 2013

Observatório Social divulga avaliação de Ações do Governo Municipal


Um instrumento de avaliação técnica sobre o governo municipal foi apresentado, na noite da última segunda (15), pelo Observatório Social de Caruaru (OSC) aos representantes da sociedade civil organizada na sede da Associação Comercial e Empresarial de Caruaru.  O primeiro relatório traz a análise da atuação dos órgãos públicos na adequação de recursos, comportamento ético e fiscalização da qualidade de serviços no segundo semestre de 2012.
Para o presidente do Movimento Polo, Paulo Muniz, as 30 páginas enumeram as necessidades de correção em alguns procedimentos. “Na amostragem que fizemos, nos  baseamos em uma tomada de preço, um pregão presencial e uma dispensa por licitação. Neles, encontramos problemas com prazos de editais, a renúncia de prestação de serviços de empresas com retomada de outra com preço maior e a suspensão do serviço de pavimentação”, disse.
Entre as curiosidades observadas, houve a paralisação das atividades, sem explicação, feita pelo Prefeito nos serviços de pavimentação no bairro José Carlos Oliveira. Bem como a não participação das empresas de Caruaru nos processos licitatórios. “Temos empresas de uma cidade de menor porte como Santa Terezinha e nenhuma do município. É no mínimo curioso saber o porquê disso”, ressaltou Muniz.
O presidente da Acic, Osíris Caldas, crê que o relatório beneficia o processo de construção participativa.  “Este é um instrumento apartidário, apolítico, de interesse do cidadão e que conduz a um processo de transformação social. Podendo ser usado como um manual de esclarecimento antes das licitações saírem”, falou.
Já o secretário de Desenvolvimento Econômico de Caruaru, Erich Veloso, avalia o documento positivamente. “É o primeiro passo formal da sociedade organizada. A transformação é feita em conjunto e, certamente, iremos fazer. Por isso, a necessidade deste Observatório ser imparcial, ético e ter a habilidade pra conduzir a transformação em parceria com o poder público”, ratificou.
Durante o dia, em uma reunião com o representante do Observatório Social, o Prefeito José Queiroz  e o secretário da Administração e Gestão de Pessoas, Antônio Ademildo Tabosa, receberam a cópia do relatório técnico.  “ Já estamos debruçados em uma nova avaliação e, certamente, traremos um estudo melhorado com visitas a empresas, registros fotográficos, entre outros”, pontuou Paulo Muniz, esclarecendo que um novo documento trará a avaliação dos primeiros seis meses de 2013.

Memória -  O  Observatório Social foi criado no dia 4 de junho de 2012. A organização funciona como um mecanismo de acompanhamento e de  fiscalização de recursos públicos. Servindo como  instrumento de cidadania e ponte para os gestores públicos e a opinião pública. O corpo técnico do Observatório é formado por um advogado, um economista , um contador e estagiários.

Nenhum comentário: