sexta-feira, 19 de abril de 2013

Literatura e poesia marcam início da Jornada Literária em Bodocó

Bodocó amanheceu nessa quinta-feira (18) com um céu cinza, clima ameno, recheado de inspiração, literatura e poesia. Era a Jornada Literária Chapada do Araripe que anunciava ao som do grupo Bacamarte Tiro da Paz (Cabo de Santo Agostinho) e da banda de Pífanos do Jardim (Bodocó), o início do grandioso evento que percorrerá seis municípios do Sertão do Araripe, promovendo um intercâmbio cultural, estimulando a leitura e a escrita.
A Praça Padre Pedro Modesto foi palco para a abertura do evento que reuniu escritores, poetas e a população, seguido de alvorada pelas ruas da cidade com a entoada de aboios de Seu Bindô. Entre os presentes, o escritor homenageado nesta edição da Jornada, o ouricuriense Pedro Américo de Farias.
Realizada pelo Sesc Pernambuco, a construção da Jornada contempla a necessidade de descentralizar as ações de literatura do eixo da capital pernambucana, a partir da ideia de criação de corredores culturais no interior do Estado. A programação foi pensada tendo como base o retorno profissional de escritores e pensadores de literatura que residem fora de sua terra natal e o encontro deles com os escritores que residem no Sertão do Araripe, microrregião localizada na Chapada do Araripe, um dos pontos de intensa produção literária do estado.
Com uma programação diversificada e para todas as idades, a Escola Municipal Antonia Lócio da Cruz, Escola João Carlos Lócio de Almeida, Escola Municipal Theodósio Leandro Horas (Agrovila Várzea do Meio), Intelectual Colégio e Curso, Escola de Referência em Ensino Médio Artur Barros Cavalcante e a Escola Municipal São Francisco receberam a programação Um escritor na minha escola, que tem o objetivo de despertar nas crianças e adolescentes o gosto pela leitura e escrita, criando também laços entre os estudantes e os escritores.
A Escola João Carlos Lócio de Almeida recebeu os escritores Pedro Américo, José Maria Marques, Ivan Marinho e o poeta Zé de Albina, que aos 83 anos conta sua história em forma de poesia. Alunos e professores participaram de uma roda de conversa regada a poesia e literatura.
Estudante do 8º ano, Camila Luna, de 13 anos, recebeu do escritor Ivan Marinho o livro de sua autoria Anti-Horário, comprometendo-se em após ler o livro, repassar para os seus colegas lerem também. Para Camila,
receber os escritores em sua escola foi muito positivo. “Eles trouxeram cultura e me ensinaram muitas coisas que eu não conhecia. Gostei muito porque eles trouxeram poemas para a gente,” disse.
Após apresentar algumas de suas obras, Pedro Américo falou para os estudantes o que era fazer poesia. “Para mim se não fosse o prazer de brincar com as palavras, eu não escreveria. A gente precisa falar da gente, das nossas dores, alegrias, dos nossos sentimentos. Isso é fazer poesia.
Por Elba Galindo

Nenhum comentário: