segunda-feira, 22 de abril de 2013

MPT em Pernambuco participa de tuitaço contra a PEC da Impunidade

Nesta segunda-feira (22), o Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco se junta aos demais MP's e à sociedade civil organizada para participar de tuitaço (mobilização pela rede social Twitter) contra a Proposta de Emenda Constitucional 37, a chamada PEC da Impunidade. O MPT se coloca contra a proposta, reiterando as funções institucionais dos MP's estabelecidas em lei e a importância do órgão como ferramenta investigativa.

Além de participar do tuitaço, o MPT disponibilizará o abaixo-assinado nass unidades do órgão no Recife, Caruaru e Petrolina, para quem quiser assinar.



Sabia mais sobre a PEC 37

Está em votação no Congresso Nacional uma Proposta de Emenda Constitucional, a PEC 37, também conhecida como"PEC da Impunidade", que tira o poder de investigação dos Ministérios Públicos.

Para o procurador-geral do Trabalho, Luís Camargo, “a proposta é um retrocesso para a democracia e uma ofensa à vontade do legislador constituinte. O artigo 129, inciso I, da Constituição Federal consagra as funções institucionais do Ministério Público, o que inclui seu poder de investigar".

Caso seja aprovada, praticamente deixarão de existir investigações contra o crime organizado, desvio de verbas, corrupção, abusos cometidos por agentes do Estado e violações de direitos. “A PEC 37 segue na contramão da excelência dos serviços públicos”, disse o procurador-chefe substituto do MPT em Pernambuco, José Laízio Pinto Júnior.

O texto da PEC 37 foi aprovado em novembro de 2012, pela Comissão Especial da Câmara, por 14 votos a 2. A proposta ainda passará por dois turnos de votação na Câmara dos Deputados, antes de seguir para o Senado.

Nenhum comentário: