terça-feira, 8 de outubro de 2013

Ouricuri sedia 1ª Parada da Diversidade do Sertão do Araripe

A cidade de Ouricuri sediou no último sábado (5) a 1ª Parada Gay do Sertão do Araripe, que reuniu milhares de pessoas. O evento foi realizado pelo Grupo de Apoio e Defesa dos Homossexuais do Araripe (GADHA-LGTB), pelo produtor de eventos, André Lacerda e contou com o apoio da Prefeitura de Ouricuri.

A Parada da diversidade teve concentração em frente ao aeroporto, de onde os participantes saíram até a Praça Frei Damião. O movimento contou com a presença do ex-BBB Dicesar, que se destaca como um grande ativista nas causas sociais, erguendo a bandeira na luta constante contra a homofobia. “Estou muito feliz de estar aqui. Esta grande festa mostra a nossa luta contra o preconceito e a homofobia. Mostra que somos cidadãos e precisamos ser respeitados, independente de nossas escolhas sexuais”, disse Dicesar.
O GADHA elegeu como madrinha oficial do evento, a primeira dama de Ouricuri, Daniela Sá e como Presidente de Honra a secretária de Educação, Cristina Ivana, que estiveram presentes no evento, ao lado das secretárias Hélvia Coelho (Assistência Social) e Flávia Queiroz (Saúde).

Abertura oficial – Na sexta-feira (4) foi realizada a abertura oficial do evento com o I Seminário Municipal de Diversidade e Orientação Sexual. O evento aconteceu na Escola de Referência do Ensino Médio São Sebastião, com a presença do ex-BBB Dicesar, do presidente do GADHA, Gledson Resende (Abelha Rainha), do prefeito Cézar Rodrigues (Cézar de Preto), das secretárias Cristina Ivana (Educação) e Flávia Queiroz (Saúde), da coordenadora do CREAS Regional, Suellen Sobral, de LGBTs e da comunidade escolar. Na ocasião, a GADHA entregou ao prefeito Cézar um requerimento solicitando a criação da Coordenadoria Municipal da Diversidade e Orientação Sexual.

Em seu pronunciamento, o prefeito Cézar afirmou: “Vamos analisar este requerimento para que possamos contribuir cada vez mais com a cidadania do município de Ouricuri. O respeito pelas pessoas é uma das prioridades do nosso governo.”

Durante o seminário, a Secretaria Municipal de Saúde, através do COAS/CTA – Centro de Orientação e Apoio Sorológico/ Centro de Testagem e Aconselhamento, realizou a distribuição de folders, preservativos e fez aplicação de questionários aos homossexuais participantes, além de testes rápidos de HIV. O momento também foi marcado pela palestra sobre políticas públicas e DST, ministrada pela assistente social do COAS/CTA, Amanda de Aquino.

Nenhum comentário: