Dando início à sua
agenda na China, o governador Eduardo Campos visitou a fábrica da Great
Wall
Motors Company (GWM) nesta segunda-feira, 08, (horário local). Maior
montadora
de veículos privada do país, a companhia planeja triplicar a sua
produção até
2020 construindo novas plantas em mercados emergentes, como o Brasil.
"Nossa decisão
de investir no Brasil já está tomada e três fatores vão definir a
escolha do
local que vai receber o nosso empreendimento: a infraestrutura
existente, a política
de incentivos fiscais em vigor e a existência de um porto nas
proximidades", revelou a presidente da GWM, Wang Fengying, durante a
reunião, realizada na sede da companhia, na cidade de Baoding, a 140km
de
Pequim.
"Temos a mais
estruturada política de incentivos para a indústria automotiva do País e
o
melhor porto público do Brasil", respondeu Eduardo Campos, após conhecer
a
linha de produção e participar de um test-drive no campo de provas da
fábrica.
Segundo Wang
Fengying, vários fatores positivos conspiram a favor da entrada da GWM
ao
Brasil. "O País é hoje um mercado bastante promissor no setor
automobilístico, nossos produtos têm o perfil do novo consumidor local e
nossa
empresa está preparada para atender à demanda", enumerou. Por fim, a
presidenta
valorizou a postura do governador de ir à China para participar
pessoalmente
das negociações.
Após a reunião, ficou
acertada a ida de uma equipe técnica da GWM a Pernambuco ainda este mês
para
preparar a visita dos executivos da companhia, que será feita em junho. A
empresa também estuda a possibilidade de formar uma joint-venture com um
parceiro local.
"A Great Wall
quer fazer uma fábrica completa no Brasil e investir em pesquisa e
desenvolvimento. Nós oferecemos todo apoio necessário, como
infraestrutura e
formação de pessoal técnico e especializado", disse o secretário de
Desenvolvimento Econômico, Geraldo Júlio, que ficará à frente das
negociações
ao lado da AD Diper.
Em 2011, a marca
exportou 83 mil veículos para mais de 120 países, ficando em segundo
lugar na
China, atrás apenas da Chery. A Great Wall Motors Company possui mais de
30
subsidiárias e 40 mil empregados. Atualmente, a GMW produz 500 mil
veículos por
ano entre os sedãs Voleex, as SUVs Haval e as pick-ups Wingle. Os dois
últimos
são líderes em vendas na China e são os modelos que devem ser produzidos
no
Brasil neste primeiro momento. A garantia dos veículos é de três anos ou
100
mil quilômetros. Atualmente, a empresa possui plantas na Rússia,
Indonésia,
Irã, Vietnã, Egito, Ucrânia, Bulgária, Senegal, Venezuela, Filipinas,
Malásia e
Etiópia.
Na próxima
quinta-feira, na cidade de Shaanxi, a comitiva de Pernambuco se reúne
com a
diretoria da Shacman, montadora de caminhões chinesa que pode anunciar
seu
desembarque em Pernambuco.
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