quarta-feira, 27 de março de 2013

Municípios do Agreste e Mata Sul recebem ações para amenizar os efeitos da estiagem


Nesta quarta-feira (27), foram anunciadas medidas que vão auxiliar municípios do Agreste e Zona da Mata Sul, atingidos pela estiagem prolongada. O anúncio foi feito pelo secretário executivo da Agricultura Familiar e gerente geral do Prorural, Aldo Santos, em reunião do Comagsul - Consórcio dos Municípios do Agreste e Mata Sul, realizado na sede da instituição, em Agrestina. As 15 cidades beneficiadas são associadas ao consórcio e receberão ações de infraestrutura hídrica, escoamento e auxílio à produção agrícola familiar.
 
Na ocasião, Santos assinou ordem de serviço para a perfuração e instalações de poços. Na obra, que faz parte do Pernambuco Rural Sustentável, serão investidos R$ 414,4 mil, contemplando comunidades rurais de 12 municípios. O secretário entregou ainda, três caminhões ao Comagsul, oriundos do convênio entre o Governo do Estado e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), que farão o transporte da produção na Mata Sul; dois tratores à prefeitura de Jaqueira; além de um computador ao Conselho de Desenvolvimento Rural de Ibirajuba, que vai ajudar no monitoramento das atividades de convivência com a estiagem.
 
Aldo Santos fez uma explanação das ações que vêm sendo desenvolvidas pela Secretária Executiva da Agricultura Familiar (SEAF) e pelo Prorural. Enfatizou a importância da união entre sociedade civil organizada, prefeituras, estado e governo federal para enfrentar a falta de chuvas. "Estamos construindo um pacto federativo. Temos agregado a esse pacto os gestores públicos e os movimentos. Esse é o momento para o debate construtivo. Vamos transformar o período emergencial em uma oportunidade de estruturar o meio rural para enfrentar a seca".
 
O prefeito de Agrestina e presidente do Comagsul, Tiago Nunes, agradeceu o repasse dos veículos  e enalteceu o trabalho articulado com o governo de Pernambuco. "Estamos muito felizes com os resultados dessa parceria", afirmou. O representante do Movimento dos Sem Terra (MST) no Estado, Jaime Amorim, também destacou a abertura do diálogo com os movimentos sociais. "A SEAF tem se mostrado próxima aos movimentos e tem feito um trabalho junto a nós", observou Amorim.
 
Outras ações - O secretário revelou a ampliação do convênio  com o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) para a construção de mais 9 mil cisternas, dessas, 700 serão implantadas em escolas que não possuem acesso a água. Outra novidade é o garantia-safra para o Agreste, que teve o  vencimento prorrogado e terá mais uma parcela até o mês de julho. De acordo com Santos, o governo Estadual reservou R$7 milhões para o pagamento do benefício. Ele informou que medidas futuras estão sendo estudadas em parceria com o Comagsul na área de piscicultura e escoamento dos produtos da agricultura familiar.

Nenhum comentário: