terça-feira, 19 de março de 2013

Na Data Magna de Pernambuco, Eduardo homenageia 16 com Ordem do Mérito Guararapes‏

Em comemoração à passagem da Data Magna de Pernambuco, o governador Eduardo Campos condecorou, nesta segunda-feira (18/3), 16 personalidades do Estado com a medalha da Ordem do Mérito Guararapes, a mais alta comenda concedida pelo poder público. A lista de agraciados contempla nomes ligados à cena cultural nordestina, à religião, à política e também às áreas da saúde e da educação. A cerimônia foi realizada no Teatro Tabocas e reuniu familiares e membros das instituições homenageadas por meio de seus representantes. Entre os homenageados, estão o cantor e compositor Dominguinhos, a atriz Geninha da Rosa Borges, o escritor Ariano Suassuna e o escultor Abelardo da Hora. 

Para o governador, a homenagem serve de “fonte de inspiração para as novas gerações”. “Temos que aprender com exemplos dessas pessoas. Vocês devem balizar a nossa caminhada. Essa medalha reconhece vidas que têm ajudado vidas a melhorar”, sublinhou.

O ex-deputado federal e ex-ministro da Agricultura do governo de João Goulart, Armando Monteiro Filho, falou em nome dos 16 agraciados. “O governador tem a autoridade de conceder essa medalha, porque representa a unanimidade entre os pernambucanos pela sua competência. Faremos tudo para estar à altura desta homenagem”, comprometeu-se.
 
A Data Magna é uma referência à Batalha do Monte dos Guararapes em 1817, quando Pernambuco protagonizou as lutas pela independência do Brasil República. Em seu discurso, Eduardo resgatou a história do Estado e enalteceu a marca revolucionária do povo pernambucano. “A Batalha dos Guararapes traz para nós um dos símbolos mais importantes para construção da nação brasileira, que precisa avançar muito no equilíbrio social, na capacidade de se entender na diversidade e na compreensão desses valores pelos nossos jovens”, bradou.
 
A homenagem a Dominguinhos, que está internado desde o dia 13 de janeiro, em São Paulo, foi entregue ao filho do músico, Mauro José da Silva de Moraes. Emocionado, Mauro ficou sem palavras para agradecer. “É muito válida essa homenagem. Queríamos que ele estivesse aqui, porque ele é uma pessoa muito querida”, reconheceu.

OUTROS HOMENAGEADOS - Além de Dominguinhos, quatros nomes da música foram agraciados com a medalha da Ordem do Mérito Guararapes: o cantor e compositor Claudionor Germano, o compositor Getúlio de Souza Cavalcanti e os maestros Duda e Formiga. Ainda no campo das artes, a atriz Geninha da Rosa Borges, o escritor Ariano Suassuna e o escultor Abelardo da Hora também receberam a medalha.
 
Duas medalhas foram conferidas In Memorian: à educadora Anita Paes Barreto, que faleceu em 2003 aos 97 anos, e destacou-se pelos estudos no desenvolvimento da psicologia como ciência e profissão; e à médica e professora Naíde Regueira Teodósio, fundadora do Laboratório de Fisiologia da Nutrição, no departamento de nutrição da UFPE.
 
Na área da saúde, os detalhes foram para o presidente e cirurgião do Instituto do Coração de Pernambuco, o médico Carlos Roberto Ribeiro de Moraes, pioneiro no transplante de coração no Estado; e o médico Francisco Saboya Albuquerque Júnior, que recentemente exerceu o cargo de interventor do Hospital do Câncer de Pernambuco.
 
Fechando a lista de homenageados, o arquiteto e urbanista José Luiz da Mota Menezes; a professora e coordenadora dos Trabalhos da Cruzada de ação Social de Pernambuco, Madalena Arraes; e o arcebispo de Recife e Olinda, Dom Fernando Saburido.

Nenhum comentário: