terça-feira, 5 de março de 2013

Governo capacita agentes de Defesa Civil da Mata Norte

Coordenadores e Agentes de Defesa Civil de 25 municípios da Zona da Mata Norte participam entre os dias 05 e 08 de março, na Agência de Desenvolvimento de Goiana (Rua Luiz Gomes, 102, 1º andar, Centro), do Curso Operacional de Proteção e Defesa Civil (COPDC), promovido pela Secretaria da Casa Militar, através da Codecipe (Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Pernambuco).  De terça a sexta-feira, eles irão receber orientações básicas a respeito das ações de Defesa Civil e como se preparar para enfrentar o período de chuvas.

No curso serão abordados aspectos teóricos e práticos acerca da Defesa Civil como o histórico, atribuições nas diferentes esferas de governo, de acordo com a legislação vigente, sobre como funciona a política nacional, conceitos, manuais e as diferentes fases de atuação ligadas ao trabalho a ser desenvolvido em situações de desastres e calamidades.

A Secretaria da Casa Militar programou sete cursos desse tipo, um para cada região, abrangendo todos os 184 municípios. Semana passada, o curso foi ministrado em Palmares para 21 municípios da Zona da Mata Sul. Além desses dois cursos, abrangendo as cidades da Zona da Mata, haverá um para a para a RMR, dois para os municípios do Agreste e dois para o Sertão. O objetivo é prevenir os desastres, e minimizar as causas e efeitos dos eventos adversos.

Desde as enchentes ocorridas em 2010, até o final de 2012, o Governo do Estado já capacitou mais de 700 agentes de Defesa Civil de diversos municípios. Neste curso participarão coordenadores e agentes municipais de Defesa Civil dos municípios de Aliança, Buenos Aires, Camutanga, Carpina, Condado, Ferreiros, Goiana, Glória do Goita, Itambé, Itaquitinga, Lagoa do Carro, Lagoa de Itaenga, Pombos, São Vicente Ferrer, Timbaúba e Tracunhaém, Bom Jardim, Casinhas, Cumaru, Limoeiro, Macaparana, Nazaré da Mata, Passira, Paudalho e Vicência.

Nenhum comentário: