quinta-feira, 7 de março de 2013

Secretário de saúde visita Serra Talhada, Afogados da Ingazeira e Arcoverde

O secretário estadual de Saúde, Antonio Carlos Figueira, dá início, nesta quinta-feira (07/03), a um giro pelo Sertão do Estado. Durante a visita, que abrange os municípios de Serra Talhada, Afogados da Ingazeira e Arcoverde, o executivo avaliará o andamento de uma série de obras estaduais nos respectivos municípios, acompanhará o lançamento de serviços de saúde na região e participará da Audiência Pública sobre o Pacto pela Saúde, em Arcoverde.
Na noite desta quinta-feira (07/03), às 18h, o secretário participa da abertura oficial do I Fórum Macrorregional de Atenção Primária e Oficina de Acolhimento e Planejamento. O evento está sendo realizado no Hotel São Cristovão (Av. João Gomes de Lucena, 3478, São Cristovão) e busca tratar da situação do sistema de saúde dos municípios, além dos principais indicadores de políticas e doenças das cidades. A iniciativa é voltada para os profissionais de 35 cidades que englobam as Gerências Regionais de Saúde (Geres) de Arcoverde, Afogados da Ingazeira e Serra Talhada.

Já na manhã desta sexta-feira (08/03), o executivo visita uma série de obras no município de Serra talhada. A primeira parada será na Farmácia de Medicamentos Excepcionais do município, que está em fase final de acabamento. Orçada em R$ 420 mil, a nova unidade da Farmácia de Pernambuco comporta o atendimento de até três mil pessoas cadastradas, que não precisarão mais se deslocar para outras Regionais para ter acesso aos medicamentos. Ao todo, a unidade beneficiará os 10 municípios da XI Geres.

Logo em seguida, Antonio Carlos Figueira visita a obra de construção da Central de Regulação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) da Macrorregional de Serra Talhada, que abrange os 35 municípios das Regionais de Serra Talhada, Arcoverde e Afogados da Ingazeira. Ao todo, 800 mil pessoas serão beneficiadas com o novo serviço. Também no estágio de acabamento, a previsão é inaugurar a obra em até 90 dias.

Com a Central de Regulação, será possível integrar o funcionamento dos serviços que serão realizados nos municípios. Ao todo, 29 ambulâncias atuarão na macrorregião, sendo 24 unidades básicas, que contam com motorista, enfermeiro e técnico de enfermagem; e 5 unidades avançadas, que contam com a mesma equipe, incluindo no entanto, um profissional médico.

Finalizando as visitas em Serra Talhada, o secretário avaliará o andamento dos trabalhos da Unidade Pernambucana de Atenção Especializada de Serra Talhada, que está sendo erguida na Rua 14 de Julho, S/N – no bairro da Cagepe. O serviço, que contará com ambulatório, setor de diagnóstico e terapia, além de setor de apoio técnico e logístico, está orçado em R$ 6,6 milhões e beneficiará cerca de 220 mil pessoas.

As obras, que tiveram início em setembro de 2013, devem ser finalizadas ainda no primeiro semestre de 2013.  Pronta, a unidade terá capacidade para realizar mais de 79 mil atendimentos por ano, nas especialidades de pneumologia, cardiologia, urologia, dermatologia, oftalmologia, endocrinologia, gastroenterologia e proctologia.

AFOGADOS DA INGAZEIRA – Ainda na sexta-feira (08/03), desta vez no município de Afogados da Ingazeira, sede da X Gerência Regional de Saúde (Geres), o secretário Antonio Carlos Figueira se encontra com o prefeito da cidade e presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), José Patriota, na sede do Governo municipal. Logo em seguida, os dois vão ver de perto o funcionamento do Hospital Regional Emília Câmara, onde discutem o reforço à área de traumato-ortopedia da unidade e conferem os serviços ofertados à população.

Ainda em Afogados da Ingazeira, Figueira visita, junto com Patriota, o terreno onde será construída a Unidade de Atenção Especializada (UPAE) do município. A unidade vai contribuir para fortalecer a descentralização do SUS em Pernambuco e interiorizar a assistência especializada. Cada uma das UPAs de Especialidades (serão 12 no Estado até 2014) contará com setor ambulatorial, que oferecerá consultas em diversas especialidades e setor de diagnósticos com diversos tipos de exames. A ordem de serviço para a construção da UPAE de Afogados da Ingazeira deve ser assinada ainda no primeiro semestre de 2013.

ARCOVERDE - No sábado (09/03), a partir das 9h, o secretário estadual de Saúde participa de Audiência Pública, onde vai apresentar os indicadores de todos os municípios pernambucanos, que foram analisados pelo Pacto pela Saúde e que estão diretamente relacionados aos índices de mortalidade por causas evitáveis. . O evento será realizado, às 9h, no auditório da Geres, na Rua Acácias, S/Nº, bairro de São Cristovão, em Arcoverde.

Criado em 2011, o Pacto pela Saúde é uma ferramenta de gestão inédita que detalha importantes indicadores da atenção à saúde dos 184 municípios de Pernambuco e do Arquipélago de Fernando de Noronha, com o objetivo prioritário de reduzir os índices de mortes que podem ser evitadas. Para alcançar as metas estabelecidas, a SES, por meio das Geres, vai acompanhar, mensalmente, os indicadores de saúde que demonstram o desempenho da rede de serviços de todo o Estado, compreendendo as ações de atenção primária e de atenção especializada ambulatorial e hospitalar.

INAUGURAÇÃO - No período da tarde, às 17h, o secretário Antonio Carlos Figueira participa da cerimônia de inauguração do Centro de Oncologia do Hospital Memorial Arcoverde. Construído numa área de 593 m², o Centro será um dos mais modernos do interior do Estado e atenderá a população de 17 municípios da região, com capacidade para realizar até 300 atendimentos por mês.

Nenhum comentário: