segunda-feira, 18 de março de 2013

Eduardo: “Queremos ser uma nação sem as marcas das desigualdades”‏


Em evento para comemoração do Dia Internacional da Mulher, nesta segunda-feira (18/03), no Centro de Convenções, o governador Eduardo Campos voltou a defender a construção de um país mais igualitário entre mulheres e homens. A solenidade reuniu quase duas mil pessoas de todas as regiões do Estado.

Ao lado da primeira dama, Renata Campos, e da secretária da Mulher, Cristina Buarque, Eduardo destacou a diminuição na violência de gênero no Estado. “Enfrentamos essa questão da violência, era hora de dar um basta nessa questão. Parecia algo impossível. Hoje, Pernambuco é a experiência mais bem sucedida e aplaudida do País, campeão na redução de violência contra a mulher”, afirmou.

O governador sugeriu ainda que é preciso aproveitar a crise financeira mundial como uma oportunidade. “Estamos num processo de construção de um novo Brasil, que precisa também de um novo pacto social e político. Não vamos arrancar o resto de machismo que tem na máquina pública deste País com as velhas lideranças políticas carcomidas, que nunca assumiram os compromissos de romper com esses cacoetes e deformações”, disse Eduardo.

Cristina Buarque fez um balanço das ações da secretaria da Mulher desde 2007, e anunciou as metas a serem executadas em 2013. Em 2007, eram 17 estruturas de políticas de gênero, com 146 pessoas trabalhando. Em seis anos, esse número saltou para 390 estruturas e 2.451 pessoas. “Isso nos deixa animadas a seguir na construção de uma sociedade mais igualitária, mais generosa, mais pacífica”, observou a secretária.

Na ocasião, foram assinados dois termos de cooperação técnica, um para fortalecimento da rede de delegacias especializadas e um para parceria de curso de qualificação de 180 mulheres que trabalham no processamento de mandioca. O governador assinou ainda o edital para seleção simplificada da secretaria da Mulher.

“Precisamos fortalecer um olhar que respeite as diferenças de gênero, que acolha, na máquina pública e na visão do Estado, o grande objetivo de reduzir e exterminar os preconceitos e afirmar que queremos ser uma nação sem as marcas das desigualdades que afrontam nossos corações”, assegurou o governador.

Nenhum comentário: