terça-feira, 7 de agosto de 2012

Palmares sedia Encontro Territorial dos Conselhos de Desenvolvimento Rural

O desenvolvimento territorial rural l é o foco do evento promovido pelo ProRural



A secretaria de Agricultura e Reforma Agrária, por meio do Programa de Desenvolvimento Rural Sustentável de Pernambuco – ProRural realiza nesta terça (07) e quarta-feira (08) , no município de Palmares,  mais uma reunião da jornada de encontros promovida com  os Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural. O evento vai reunir representantes de 24 municípios da Mata Sul do Estado.

O objetivo do encontro é promover um articulação entre os Conselhos Municipais e parceiros institucionais (governamentais e não-governamentais) a fim de participarem na implementação e execução dos programas e projetos com foco no desenvolvimento territorial sustentável. Desse modo, o ProRural busca, por meio dessa iniciativa, fortalecer a atuação dos conselhos, bem como dos produtores familiares organizados, incentivando práticas e indicando alternativas, construídas conjuntamente.

Nesta série de encontros, as atenções estão voltadas para a implementação do Projeto Pernambuco Rural Sustentável e na elaboração de uma nova dinâmica através dos Planos Territoriais de Redes Produtivas.  Por meio desta ação, o ProRural vai apoiar o desenvolvimento de projetos associativos, promovendo o fortalecimento de atividades produtivas, beneficiando a geração de renda de produtores familiares. Com a linha de atuação direcionada para o desenvolvimento de territórios produtivos, formados por conjuntos de municípios que apresentam atividades econômicas relevantes, os Planos Territoriais são ações integradas que envolvem o Estado e a Sociedade Civil Organizada.

De acordo com o secretario de agricultura familiar e gerente-geral do ProRural, Aldo Santos, esta iniciativa conta com investimentos da ordem de U$S 178 milhões, beneficiando produtores familiares de 180 municípios. “Serão implantados 57 planos em 180 municípios, contemplando as cadeias produtivas da Apicultura, Meliponicultura, Artesanato, Bovinocultura de Leite, Caprinocultura, Fruticultura, Grãos, Horticultura Orgânica, Mandiocultura, Inhame, Pesca Artesanal, Piscicultura e Turismo Rural”, afirma.

A rodada de encontros será finalizada esta semana (dias 09 e 10), município de Carpina, recebendo representantes dos conselhos municipais da Mata Norte e Região Metropolitana.  A série de reuniões já passou pelos municípios de Triunfo, Petrolina, Garanhuns e Gravatá, reunindo cerca de 530 pessoas, com a participação dos Conselhos das regiões do Sertão e Agreste.

Nenhum comentário: