quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Ampliação do sistema de abastecimento livra o município de Cedro do racionamento

Racionamento d`água com os dias contado em Cedro. Na manhã desta quinta-feira (06/12), o governador Eduardo Campos assinou o edital para ampliação do sistema de abastecimento do município, que fica no Sertão Central pernambucano, a 563 km do Recife. O evento aconteceu nas áreas de produção de sementes de milho e feijão da Associação dos Produtores do Cedro (Aprocedro), na zona rural do município.
O governador visitou, antes da solenidade, as áreas de irrigação da  Aprocedro, que  é responsável hoje por 2,3 milhões de toneladas das 4 milhões distribuídas pelo Programa Terra Pronta e Distribuição de Sementes. Conheceu um dos 50 reservatórios do projeto, com água de boa qualidade captada através de poços artesianos. 
Para Eduardo, sua visita ao Cedro ficou marcada por ações que “tem a possibilidade de mostrar experiências e caminhos que podem nos levar a uma situação melhor no futuro”, disse. “Esse sistema vai ser importante reforço no abastecimento do município. Não se justifica uma cidade com tanta água ficar num racionamento”, afirmou Eduardo, lembrando que Cedro tem uma situação privilegiada com relação aos recursos hídricos naturais. 
O novo sistema será a partir de dois poços perfurados no Sítio Batedor e possibilitará o aumento da oferta de água, que vai sair dos atuais 14 litros por segundo para 40 litros por segundo. Para isso, os investimentos são de ordem dos R$ 3,62 milhões, com prazo de seis meses para execução. Toda a população, cerca de 11 mil pessoas, será beneficiada.  
Serão construídos ainda 2 km de rede elétrica, uma estação elevatória e duas subestações elétricas. Além disso, será instalada uma adutora de 11,5 km e 250 mm de diâmetro, interligando a elevatória do Sítio Batedor ao reservatório da cidade. “Até junho de 2013 vamos triplicar a oferta de água para o município”, ressaltou o secretário de Recursos Hídricos e Energéticos, Almir Cirilo.   
Já o prefeito cedrense, Josenildo Leite Soares, o Neguinho, batizou a ocasião como “um momento histórico na vida do município, que vai no sentido de beneficiar toda a cidade e a agricultura irrigada”.  “Esse é um ato singelo, mas repleto de simbologia e de muita importância para o futuro da região”, destacou o secretário da Agricultura e Reforma Agrária, Ranilson Ramos. 
O governador sancionou ainda a lei do Programa Irrigação para Todos, que vai alcançar 1.000 famílias com a implantação de 2.000 hectares irrigados, totalizando R$ 25,2 milhões em investimentos. A expectativa é de que sejam gerados 4000 mil empregos diretos.            
As novas áreas irrigadas serão voltadas à produção de sementes e de produtos da agricultura familiar, destinados a mercados especiais, a exemplo do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).

Nenhum comentário: