quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Eduardo assina decreto para tornar o Parque Aza Branca propriedade do Estado‏

O parque Aza Branca será propriedade pública. A notícia foi dada, em primeira mão, pelo governador Eduardo Campos, nesta quinta-feira (13), durante a festa em homenagem ao centenário de Luiz Gonzaga, em Exu, Sertão do Araripe. Na oportunidade, Eduardo assinou um decreto que pede a desapropriação da área, a fim de tornar o local um bem de utilidade pública.

“Decidimos tomar para o Estado a responsabilidade de cuidar desse bem imensurável da nossa cultura popular. Assim, poderemos investir mais na divulgação e na memória desse patrimônio que já era, de fato, do povo pernambucano”, revelou Eduardo, na solenidade realizada no parque, que contou ainda com várias homenagens ao Rei do Baião.  Também foram lançados a medalha da Casa da Moeda e o selo dos Correios alusivos à passagem dos 100 anos do Gonzagão.

Em discurso, Eduardo continuou a enaltecer a importância do nosso Rei do Baião, o maior ícone da cultura pernambucana dentro e fora do Brasil. Para ele, Luiz Gonzaga “cantou e contou a história do povo nordestino como ninguém”. “Gonzagão soube cantar as agruras de nossa gente, sem rebaixar a valentia do sertanejo, fazendo da dor rima e poesia”, sublinhou.

            Após as homenagens em palavras, o governador e uma grande plateia assistiram à exibição gratuita do filme Gonzaga: De Pai pra Filho. Entre os presentes, estavam o ministro Fernando Bezerra Coelho, o deputado federal Fernando Filho, além de vários representantes da Assembleia Legislativa de Pernambuco, secretários de Estado e autoridades da região. 

PROGRAMAÇÃO - Além da cidade natal do Rei do Baião, as comemorações na semana de aniversário de Gonzagão também aconteceram no Recife, entre os dias 10 e 16 de dezembro, num investimento total do Governo do Estado de R$ 3,3 milhões.

No Recife, os festejos acontecem na Praça do Arsenal com shows de Fagner, Alceu Valença, Azulão, Assisão, Anastácia, Petrúcio Amorim, Genival Lacerda, Targino Gondim e do Projeto Viva Gonzagão.

Enquanto que em Exu passam pelos três grandes palcos da festa (Gonzagão, Aza Branca e Fazenda Araripe): Gilberto Gil, Elba Ramalho, Dominguinhos, Trio Nordestino, Santanna, Quinteto Violado, Waldonys, Alcymar Monteiro, Daniel Gonzaga, além de Joquinha Gonzaga, Maciel Melo e Jorge de Altinho.

Nenhum comentário: