domingo, 9 de dezembro de 2012

Secretário de Agricultura visita assentamentos e identifica áreas a serem incluídas nos programas Água para Todos e Irrigação para Todos

O secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Ranilson Ramos, atendendo solicitação do líder do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra de Pernambuco (MST-PE), Jaime Amorim, se reuniu, ontem (06/12), com moradores e presidentes de associações de cinco assentamentos ligados ao MST, no município de Santa Maria da Boa Vista, Sertão do São Francisco. Foram visitados os assentamentos Mártir da Resistência I, Mártir da Resistência II, José Ivaldo, Safra e Catalúnia. Este último, considerado o maior assentamento do Vale, com 604 famílias.
Em todos eles, foi realizada a identificação de áreas com viabilidade para a implantação, recuperação e até ampliação de sistemas de abastecimento de água para consumo humano com distribuição por meio de adutoras. "Nós sonhamos em, um dia, poder abrir as torneiras de casa e ter água. Assim como, parar de carregar água em cima de um jumento", desabafou a presidente da associação do Mártir da Resistência I, Maria do Carmo.
De acordo com o secretário Ranilson Ramos, essas ações serão incorporadas pelo Programa Água para Todos, que prevê, inicialmente, a implantação de 400 sistemas  de abastecimento de água e a construção de 200 barragens, beneficiando 20 mil famílias.   Ranilson autorizou ainda, outros pleitos que foram solicitados pelas comunidades, nas áreas de inclusão produtiva e irrigação. Para isso, Ele destacou técnicos da secretaria para levantarem algumas áreas comuns, nesses assentamentos, para a elaboração de projetos de irrigação comunitária que, certamente, serão integrados ao "Programa Irrigação para Todos", que prevê a irrigação de 2 mil hectares e irá beneficiar 1.000 famílias.

Nenhum comentário: