quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Eduardo Campos entrega novo sistema de abastecimento de Exu‏


Reforço no abastecimento de água de mais uma cidade do Sertão pernambucano. Desta vez, é o município de Exu, no Sertão do Araripe, que comemora o aumento de 200% na capacidade de armazenamento do recurso. A ampliação do sistema foi entregue na tarde desta quinta-feira (13) pelo governador Eduardo Campos, na Fazenda do Araripe, e beneficia 19 mil moradores da região. O investimento nas obras foi de R$ 2,8 milhões.

Para fazer a adequação do sistema de Exu foi necessária a construção de dois reservatórios elevados: um com capacidade de armazenamento de 600 m³ de água (Gonzagão) e outro de 400 m³ (Centro). Além disso, mais 14,5 km de rede de distribuição foram implantados. Outra intervenção foi a instalação e substituição de 1.600 hidrômetros, além da instalação de 730 ramais prediais de água.

Patrimônio cultural de Exu e local onde está a última casa de Januário - pai de Luiz Gonzaga -, a Fazenda do Araripe também ganhou um poço artesiano, um dessalinizador e um reservatório de 20 mil litros, que juntos têm capacidade para levar água para as 60 pessoas que moram no local. Eduardo ainda fez o corte simbólico da fita de inauguração do principal reservatório da cidade, onde tocou acordeom ao lado de um garoto do projeto Asa Branca.

Citando as ações de ampliação do abastecimento de água executadas em 86 municípios pernambucanos, Eduardo destacou a importância dos investimentos em obras de infraestrutura hídrica. “A exemplo desse esforço, vamos atravessar mais essa longa estiagem, mas com um grande diferencial: mostrando ao Brasil que podemos legar ao futuro uma melhor convivência com a seca”, disparou.

 O resultado das obras do novo sistema de abastecimento de Exu garante a distribuição de água a cada três dias, alterando, assim, o severo esquema de rodízio, que antes funcionava com um intervalo de 15 dias. “Com o novo sistema, temos a estrutura para acabar com os racionamentos. Passada a seca e o colapso dos cinco principais mananciais da cidade, é só esperar a chuva chegar para ofertar água todos os dias para todos os exuenses”, explicou o gerente regional da Compesa no Araripe, Ranulfo Soares Siqueira.  

Após a inauguração do sistema de abastecimento, Eduardo seguiu para o Parque Aza Branca, onde acontecem os festejos do centenário de Luiz Gonzaga.

Nenhum comentário: