terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Missão vietnamita conhece em Pernambuco ações na área de Agricultura

Delegação formada por representantes do Governo do Vietnã vem ao Estado conhecer o novo projeto Pernambuco Rural Sustentável

O secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Ranilson Ramos e o secretário executivo da Agricultura Familiar e gerente geral do ProRural, José Aldo  estão recebendo nesta semana uma delegação do Vietnã. O objetivo da visita é o de conhecer o novo Projeto Pernambuco Rural Sustentável e oportunizar a troca de experiências. Conduzido pela Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária, por meio do ProRural, o projeto é resultado de acordo de empréstimo do Governo de Pernambuco com o Banco Mundial, para melhoria de vida da população rural do Estado.

A missão composta por 15 membros do Governo vietnamita, conta com a presença do vice-ministro de Planejamento e Investimento, Dao Quang Thu. No período de 04 a 08/12, os representantes do país asiático visitam vários projetos produtivos financiados pelo ProRural com recursos do Banco Mundial. Na ocasião, serão conhecidas atividades vinculadas às redes produtivas da fruticultura, bovinocultura de leite, caprinocultura de leite e piscicultura, nos municípios  de Garanhuns, Paranatama, Águas Belas, Petrolândia e Jatobá.

Para o secretário Ranilson Ramos, o interesse de delegações internacionais, a exemplo do Vietnã e de outras que visitaram Pernambuco nos últimos meses, para conhecer o Pernambuco Rural Sustentável, mostra a dimensão  e o impacto transformador do Projeto para o meio rural pernambucano. "Ao mesmo tempo, toda cooperação e troca de experiências que possam surgir desses intercâmbios são válidas para fomentar o desenvolvimento no interior, uma das metas prioritárias do Governo Eduardo Campos", avaliou Ramos, acrescentando que serão investidos R$ 300 milhões financiados pelo Banco Mundial para a organização o incremento de redes produtivas do Estado.
 
Acompanhados pelo representante do Banco Mundial, Edward Bresnyan e por gerentes do ProRural,  em Garanhuns, no Sítio Escovão, localizado na comunidade Miracica, o grupo vai à  Agroindústria de Castanha e Doces de Frutas, atividade que beneficia 76 famílias. No município de Paranatama, no Sítio Laguinha, a delegação visita o projeto de caprinocultura de leite  da Associação Comunitária das Mulheres de Paranatama. Este projeto é gerido por um grupo de mulheres e atende 21 famílias da localidade. Em Águas Belas, a parada da comitiva acontece no Assentamento de Reforma Agrária - Cristo Rei,  na Cooperativa Mista dos Agricultores Familiares de Águas Belas e Itaíba – COOPANEMA.  A atividade voltada a bovinocultura de leite  beneficia 120 famílias.

No Sertão de Itaparica, os vietnamitas visitam projetos de piscicultura em tanques-rede.  No município de Petrolândia, a missão conhece dois projetos de criação de peixes apoiados pelo ProRural, com a implantação de 30 tanques em cada localidade (Sitio Brejinho da Serra e  Largo do Papagaio). Em Jatobá, também será visitado um projeto de Piscicultura. Com 20 tanques-rede e participação de 13 famílias, a atividade é conduzida apenas pelas mulheres dos grupos  beneficiados. “O Pernambuco Rural Sustentável tem possibilitado o intercâmbio de conhecimentos e práticas de desenvolvimento rural e da agricultura familiar. A vinda deste grupo possibilita a aproximação cultural e a criação de  melhores condições de vida no campo para os dois povos” , afirma Aldo Santos.

Nenhum comentário: