segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Eduardo homenageia estudantes sertanejos campeões da Olimpíada Brasileira de Matemática‏

O governador Eduardo Campos entregou hoje (17) a Medalha do Mérito da Secretaria da Casa Militar a dois estudantes pernambucanos que ganharam ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Os grandes vencedores são Guilherme Bezerra de Barros Melo, da Escola Professor Urbano Gomes de Sá, que fica em Salgueiro, e Gerson Vinicius Rodrigues de Macedo, do Colégio da Polícia Militar de Petrolina.

Durante a solenidade, realizada no Teatro Beberibe do Centro de Convenções, Eduardo lembrou que foi na sua gestão, como ministro da Ciência e Tecnologia do Governo Lula, que a olimpíada foi criada no Brasil. “A OBMEP é um observatório para se medir a educação nos mais diversos municípios brasileiros, bem como um excelente instrumento de avaliação dos professores”, sublinhou. E foi ao som do tema da vitória que Guilherme e Gerson receberam das mãos de Eduardo a distinção.

Veterano da disputa, Guilherme Bezerra, 17 anos, dividiu o mérito da conquista com o apoio encontrado na escola. “Sou orientado desde 2008 por professores de Matemática, seja na Escola Urbano Gomes de Sá ou na Escola de Referência em Ensino Médio de Salgueiro”, reconheceu o garoto do 2° ano, que este ano também conquistou a medalha de prata na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e, no ano passado, conseguiu a medalha de bronze, ficando entre os mil alunos selecionados na Olimpíada. 

No currículo de Guilherme também estão outros prêmios na Olimpíada de Matemática: medalha de prata (2008), menção honrosa (2009 e 2010) e medalha de bronze (2011). Já o pequeno Gerson, de apenas 11 anos, arrebatou o 5° lugar geral da OBMEP.  “Sempre gostei de matemática”, simplificou o menino do 6° ano, quando indagado sobre a sua rotina de estudos. Como premiação, os estudantes ganharam a oportunidade de participar de um curso no Programa de Iniciação Científica e uma bolsa no valor de R$ 100 durante um ano.

Além dos dois estudantes, outras 79 pessoas também foram agraciadas com a Medalha da Casa Militar por contribuem para o desenvolvimento do Estado. Falando para esse público formado, majoritariamente, por militares e servidores públicos, o governador destacou ainda alguns dos resultados exitosos obtidos na educação do estado. “Cito como exemplo o Prêmio Nacional de Gestão Pública conferido à escola Estadual Tomé Francisco da Silva, em Quixaba, no Sertão do Pajeú, além do resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), quando em 2011, Pernambuco alcançou a meta estipulada para 2020”, concluiu Eduardo.

Nenhum comentário: