terça-feira, 18 de dezembro de 2012

IPA conclui Chamadas Públicas de Ater para Mulheres Rurais‏

Cerca de 150 agricultoras familiares, de 14 municípios, participam até a próxima quinta-feira (20.12), do Encontro Final das Chamadas Públicas Ater para Mulheres Rurais do Território da Cidadania da Mata Sul. O evento, que acontece em dois momentos, o primeiro hoje (18.12), no município de Palmares e o segundo, na quinta, em Tamandaré, atende um público composto por agricultoras tradicionais, quilombolas e pescadoras artesanais.

Financiado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e executado pelo Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), o projeto de chamadas públicas de Ater tem a finalidade de promover o desenvolvimento da agricultura familiar, realizando oficinas, cursos e visitas técnicas que garantam as agricultoras o acesso às politicas públicas.

Hoje estão sendo avaliadas as ações executadas e traçadas estratégias de continuidade dos serviços de Ater, de acordo com a necessidade de cada grupo em seus respectivos municípios. “Essa chamada da mulher é fundamental para a valorização do trabalho de vocês, por isso, é importante manter o acompanhamento, por meio da assistência técnica” acrescentou o Gerente da Regional do IPA, Célio Queiroz. 

Em dois anos foram realizadas, em todo estado, as seguintes oficinas - Políticas de Gênero, Comercialização e Gestão, Manejo Agroecológico, Viabilidade Econômica e Beneficiamento da Produção. “Nosso intuito é estimular a produção agroecológica sustentável, garantindo a segurança alimentar e nutricional, para que as mulheres possam comercializar os seus produtos nos mais diversos mercados, sejam eles institucionais (PNAE e PAA) ou convencionais (feiras livres e comércio local)”, informou a extensionista do IPA, Flávia Guimarães.

Para a agricultora familiar Sandra Lúcia, do município de Serra Azul, é um momento único de aprendizado e troca de experiências. “Graças a essas capacitações, nós estamos adquirindo muitos conhecimentos e interagindo por meio dos nossos aprendizados com as demais colegas. Pra mim o maior benefício desse projeto foi evitar o uso de agrotóxicos na minha plantação”, disse.

Nenhum comentário: