terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Bezerros inicia abate de caprinos e ovinos

Carne adquirda dentro do PAA Especial
está sendo destinada à merenda escolar e a instutuições sociais

Teve inicio nesta terça-feira (04), Fribeef de Bezerros, o abate de 150 animais do Programa de Aquisição de Alimentos - PAA Especial Caprinos e Ovinos, para atender a pequenos criadores atingidos pela estiagem. Nesta quarta-feira (05), outros 150 animais chegarão à unidade de abate.  Agora, os três abatedouros aptos para receber os animais estão em operação nos municípios de Bezerros, Parnamirim e Afogados da Ingazeira.

Com investimentos da ordem de R$ 30 milhões, o PAA Especial foi elaborado para adquirir 150 mil cabeças de caprinos e ovinos de 7,5 mil criadores com até 50 cabeças, podendo cada um comercializar até 20 animais. Até o momento foram abatidos 2,6 mil cabeças que estão sendo compradas pela Conab por R$ 6,65, o quilo do animal vivo.

De acordo com o secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Ranilson Ramos, o Programa executado numa parceria dos Governos Federal e Estadual deverá ser executado até o final da estiagem quando os criadores tiverem condições de manter os rebanhos.

“Além de ter a proposta de regularizar o mercado de caprinos e ovinos, a carne adquirida será destinada à merenda escolar e a instituições assistenciais  como creches, hospitais, asilos, entre outras”, informa o gerente de Projetos Especiais da Secretaria de Agriculo Prorural, Gutemberg Granjeiro.

Nenhum comentário: