quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Governador recebe alunos da primeira turma do Programa Ganhe o Mundo‏

A efervescência do frevo e do caboclinho em pleno Natal deram o tom do reencontro dos 20 estudantes da rede estadual de ensino que desembarcaram nesta terça-feira (25), no Recife, depois de passarem um período letivo no intercâmbio em Phoenix, nos Estados Unidos. Aguardavam o grupo, no hall do Aeroporto Internacional dos Guararapes, o governador Eduardo Campos e dezenas de familiares dos jovens, com faixas, apitos e muita saudade.

 Os alunos, que estavam desde agosto em terras americanas, foram contemplados com intercâmbio patrocinado pelo Programa Estadual Ganhe o Mundo (PGM), que só este ano levou os 552 estudantes com melhores notas no curso intensivo de língua inglesa oferecido pela Secretaria de Educação, para fazer intercâmbio nos Estados Unidos e no Canadá.  Além desse desembarque, outros oito já estão agendados até o fim de janeiro de 2013. O próximo está programado para o dia 1º de janeiro. A expectativa é que nesse período 124 alunos estejam de volta a Pernambuco.

O governador, que esteve no embarque do grupo para os Estados Unidos, fez também questão de recebê-los para agradecer o exemplo e parabenizá-los pela coragem. “Não é singelo o que eles viveram. Muitos saíram de realidades completamente diferentes, enfrentaram uma barra e não desistiram. Venceram a saudade e o medo, mas não se entregaram. Completaram uma etapa importante da sua formação”, destacou.

O voo da American Airlines deste dia 25 trouxe alunos oriundos da Região Metropolitana do Recife, Agreste, Vale do Capibaribe e Sertão. Entre eles, o estudante Sandro Santos, 16. Com um sorriso no rosto depois de reencontrar a família, o aluno da Escola Técnica Professor Agamenon Magalhães descreveu a experiência do intercâmbio como uma “oportunidade inigualável”.

“Não tem nada que se compare a conviver em outro país, com pessoas que você nunca viu na sua vida. Você aprende muito mesmo, cresce como ser humano e socialmente”, disse Sandro, ao garantir que vai continuar aprofundando seu conhecimento no inglês. “Eu vou assistir filmes, ler livros – comprei dois -, vou falar com minha família americana no skype e vou tentar transformar minha escola numa bem melhor”, enumerou.

Mas a emoção não ficou por conta só dos estudantes, no hall do aeroporto era fácil se deparar com pais com sorrisos largos e olhos marejados como a professora Isolda Maria da Silva, mãe da estudante Isabela Fernandes, 16. Depois do abraço emocionado na filha, a educadora disse que o governador foi muito feliz ao criar o Programa. “Muitos vieram e não fizeram. Usaram o dinheiro público para qualquer outra coisa, mas não investiram na educação. E acho, como educadora, que são pessoas bem educadas que farão um estado e um país melhor”, explicou.

Eduardo também ressaltou que o Programa faz parte de uma grande mudança. “Essa é uma geração que nós estamos preparando para mudar Pernambuco definitivamente. Estamos mudando a economia, mas também estamos fazendo a maior de todas as transformações, que é mudar a educação para formar cidadãos e cidadãs que vão construir um Pernambuco bem mais justo, equilibrado e sustentável e bem mais fraterno do que as outras gerações nos legaram.

O Programa tem dado tão certo, que dois estudantes já garantiram a permanência nos Estados Unidos por mais um semestre. Jediael Pereira e Nathália Figueiredo ganharam uma bolsa de estudos para concluir o ensino médio nos Estados Unidos pelo bom desempenho alcançado no período em que estiveram lá.

O secretário de Educação, Ricardo Dantas, lembrou que um novo grupo com 549 alunos seguirá no começo de 2013 para fazer o intercâmbio nos países de língua espanhola e inglesa. "A ideia é que até o fim de fevereiro eles estejam cursando o período letivo em cinco países: Nova Zelândia, Chile, Argentina, Espanha e Austrália, ampliando assim o programa, que já é um sucesso", garantiu Dantas.

TRIPLO DE VAGAS – O governador aproveitou a ocasião para anunciar que, nesta segunda edição, o PGM vai oferecer 1.600 vagas ao invés das 1.102. As inscrições para as 25 mil vagas para o curso intensivo de idiomas (inglês e espanhol), que também servem para selecionar os estudantes que farão intercâmbio, estarão abertas até o dia 31 de dezembro.

Esta etapa é, ao mesmo tempo, preparatória e classificatória para o intercâmbio. Para participar, os estudantes deverão fazer o autocadastro (login e senha) no Portal da Secretaria de Educação – www.educacao.pe.gov.br.  Do total de vagas, 22 mil serão para o curso de inglês e três mil para o de espanhol.

Poderão se inscrever alunos do 1º ano do ensino médio regular, semi-integral, integral ou das escolas técnicas estaduais. Vale salientar que as vagas serão preenchidas pelos alunos que obtiverem a melhor média global nos primeiros bimestres deste ano letivo.

Nenhum comentário: