terça-feira, 30 de agosto de 2011

Agrinordeste apresenta Show Lácteo e concurso de queijo

Uma variedade de queijos de origem francesa, como o Boursin, italiana como o Mascarpone, americana como o cream cheese, da Grã- Bretanha como o Cottage, além dos tradicionais em nossa mesa como coalho e cabra todos produzidos, seja artesanalmente ou industrialmente, por marcas de nosso estado,  poderão ser encontrados, degustados e adquiridos em 24 estandes que movimentam Show de Lácteos.

A mostra acontece desta  quarta-feira até a sexta-feira, no Centro de Convenções. A feira acontece  em paralelo à 19º Agrinordeste – Seminário Sobre a Modernização do Setor Primário da Economia Nordestina, promovido pela Federação da Agricultura do Estado do Pernambuco (FAEPE), Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária, Senar e Sebrae. Nesta edição do evento também acontece o 2º Concurso de Queijos.

A produção pernambucana será representada por 24 empresas, que trabalham com equipamentos ligados ao segmento do leite e seus derivados. De acordo com o coordenador do Show de Lácteos, Moshe Dayan, todas revelarão a qualidade dos seus produtos, fabricados em cidades interioranas e muitas já presentes no comércio do Estado, além de algumas novidades em suas produções. 

Entre os expositores, a Eitscheid, de ordenha mecânica e tanques de resfriamento, a Rancho Alegre, de produtos agropecuários, Laticínio Rio Branco (Arcoverde); Laticínios Ramos (São Bento do Una); Laticínios Venturosa (Venturosa); Bupesa (Recife); Laticínios São Bento (São Bento do Una); Companhia da Coalhada; Faco (Ribeirão/PE); Laticínios Nobre (Venturosa/PE); Campo da Serra; Laticínio Três Netinhos, Laticínio Valelac (Pedra/PE); Leite Nobre (Venturosa/PE), entre outros. 

Concurso de Queijos 
Os produtos, além de serem comercializados na feira, serão expostos e degustados em sessões desenvolvidas pelas marcas. As empresas que participam do Show de Lácteos também integram o Concurso de Queijos subdivido em várias categorias como: queijos de coalho e manteiga artesanal e industrial, além da premiação para uma inovação (produto novo).

 A comissão julgadora do Concurso de Queijos será composta por técnicos do setor, jornalistas, chefs e compradores de loja que irão coletar amostras para análise nos estandes, no dia 01 de setembro e o resultado, bem como as premiações, saem no dia seguinte. No concurso serão julgados alguns itens importantes dos produtos como sabor, aspecto geral, aparência, sendo o item sabor, o de maior pontuação, dentro de uma escala estatística que é usada nos concursos realizados em todo país, sob a coordenação do Instituto de laticínios Cândido Tostes (ILCT).

Todos os participantes do Show e do Concurso de Queijos são registrados nos serviços de inspeção estadual feita pela ADAGRO, órgão da Secretaria da Agricultura (SARA), e federal,  no Serviço de Inspeção Federal (Sif), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) “Vamos ter uma mostra do que há de melhor em nossa produção, neste setor, aqui no Estado”, lembra o presidente da Faepe e promotor do Agrinordeste, Pio Guerra. 



Nenhum comentário: