Nesta quinta-feira (18), o governador Eduardo Campos foi a Prazeres, em Jaboatão dos Guararapes, para entregar a sede da Área Integrada de Segurança número 06 que abrange a cidade e o município de Moreno. Estruturado no Batalhão do Morro dos Guararapes, em frente à estação do Metrô, o espaço reúne as polícias civil, militar e científica.
O Estado investiu R$ 4,68 milhões para a construção do prédio, climatização do ambiente e mobiliário. O prédio da AIS-06 possui uma área construída de 3 mil m2 e tem 127 salas. A 6ª Delegacia Seccional e o 6° Batalhão de Polícia Militar (BPM) fazem parte do complexo policial onde trabalham 796 policiais militares e mais 166 policiais civis, sendo 12 delegados, 38 comissários, 26 escrivães e 90 agentes.
O governador explicou que reunir as forças policiais no mesmo local agiliza a elaboração dos inquéritos e poupa dinheiro dos contribuintes. “Com esse modelo, o Governo economiza recursos de aluguel, de vigilância e outras contas de custeio que antes ficavam espalhadas por vários prédios” explicou Eduardo. “Com a redução desses custos podemos ampliar os investimentos na operação, tendo mais carros, mais policiais e um sistema de informação”.
Ao todo, o Estado se divide em 26 AIS. A de número 06 foi a que obteve os melhores índices de redução da criminalidade em 2010, com 200 vidas poupadas. Além delas, o Governo do Estado criou Unidades de Segurança Integradas (UIS), uma subdivisão das AIS. A cidade de Santa Maria da Boa Vista, no Sertão do São Francisco, terá a sua UIS inaugurada até o final do próximo mês.
“Esse é um equipamento de uma nova concepção de segurança cujos resultados falam por si só. E essas mudanças acontecem porque há uma diretriz, um comando, uma gestão”, afirmou o prefeito de Jaboatão, Elias Gomes, agradecendo ao governador os investimentos feitos no município. “O senhor tem sido gentil e atencioso com os jaboatonenses”, disse.
Já foram entregues os prédios sedes das AIS 5 - Apipucos, a AIS 4 na Várzea, AIS 16 Limoeiro e a AIS 16 em Palmares. Petrolina e Caruaru são os próximos municípios a receberem as suas áreas integradas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário