terça-feira, 16 de agosto de 2011

Eduardo entrega nova UPE e anuncia mais escolas técnicas

Na tarde desta segunda-feira (15), o governador Eduardo Campos foi a Nazaré da Mata para entregar o novo prédio do campus da Universidade de Pernambuco (UPE). As novas instalações foram erguidas no bairro de Sítio Novo, no antigo Centro Social de cidade e oferecem muito mais conforto e modernidade aos estudantes.

Eduardo escolheu o início do segundo semestre letivo da UPE para visitar as novas instalações da unidade. Durante a cerimônia, ele anunciou a chegada de mais 22 unidades de ensino técnico para Pernambuco. O total de investimentos e os locais destas novas escolas serão conhecidos amanhã após a cerimônia de anúncio da expansão da rede federal de educação coordenada pela presidenta Dilma Rousseff, em Brasília.

O governador destacou que a chegada da Fiat a Goiana vai mudar o perfil econômico da região e demandar mão de obra qualificada. Eduardo aposta que as escolas técnicas são o caminho para preparar os pernambucanos para as novas oportunidades de trabalho:“Estamos vivendo a transformação da economia do canavial, que gerava pouquíssimas oportunidades de trabalho, para ver nascer negócios que vão espalhar mais de 50 mil empregos industriais para todo o conjunto da Mata Norte”, garantiu.

Foram investidos R$ 2,4 milhões na novo prédio da UPE. O terreno foi uma doação da prefeitura do município e o financiamento junto ao Ministério da Educação foi obtido através de uma emenda da bancada de Pernambuco. Na sede inaugurada hoje vão funcionar diariamente as atividades de graduação – nos turnos da tarde e da noite– e as atividades de pesquisa e pós-graduação, incluindo os cursos de especialização.

A nova estrutura também abrigará os cursos de formação do Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (Parfor). Na UPE de Nazaré da Mata são oferecidos os cursos de letras, história, geografia, pedagogia, matemática e ciências biológicas. Construído num terreno de três hectares, o novo espaço conta com 32 salas, uma biblioteca, um mini-auditório, laboratório de informática, salas de pesquisa e de mestrado e elevador, além de toda a área de administração acadêmica.

Atenta a essas oportunidades, a estudante do 3° período de Letras, Eduarda Abelenda, 20, acredita que “uma unidade de ensino como essa ajuda a movimentar a economia não só da cidade, mas de toda uma região”. Caloura do curso de matemática, Stephany Karolina de Souza, 19, era só animação no primeiro dia de aula. “É uma nova forma de governar. Antigamente, de uma turma de 40 pessoas, apenas três ou quatro pessoas se formavam. E isso mudou porque temos mais perspectivas e crença num futuro certo”, disse a estudante, que mora em Carpina. 

A cerimônia de inauguração do novo prédio contou com a participação de vários prefeitos da região, das deputadas federais Ana Arraes e Luciana Santos, dos estaduais Aluísio Lessa e José Humberto Cavalcanti, além do senador Armando Monteiro Neto. “O que se assiste hoje em Pernambuco é o equilíbrio entre crescimento econômico e desenvolvimento social. O governador promove um processo amplo que qualifica e capacita as pessoas”, disse o senador.

O modelo de gestão do Governo também foi ressaltado pelo reitor da UPE, Carlos Calado.“trabalhamos guiados por metas e resultados e isso tem nos ajudado a melhorar nossa instituição. Sem o empenho do Governo Eduardo a universidade não estaria dando os passos que vêm dando”, disse o reitor, fazendo referência à lei que garantiu a gratuidade da UPE e a criação de novos campi no interior do estado.

Nenhum comentário: