quinta-feira, 11 de agosto de 2011

ITERPE vai Adquirir propriedades para assentar trabalhadores rurais

A Câmara Técnica de Assentamentos do Conselho de Desenvolvimento Sustentável (CDS/PE) aprovou, no final da tarde de ontem (10), a aquisição de 09 imóveis rurais para criação de novos assentamentos no Estado.

As propriedades serão adquiridas pelo Instituto de Terras e Reforma Agrária de Pernambuco - Iterpe, com recursos do Fundo de Terras e Reforma Agrária, por meio do Programa Nacional de Crédito Fundiário. A reunião aconteceu na sede do Iterpe, no Parque de Exposição de Animais, no Cordeiro, com representantes da FETAPE, MST, INCRA e Ministério do Desenvolvimento Agrário.

O Presidente do Instituto de Terras e Reforma Agrária, Getúlio Gondim, coordenou a reunião e destacou a importância das aquisições. "Esta é uma política pública que resgata uma dívida histórica para com os agricultores. Garante-lhes uma melhor condição de vida e trabalho, encurtando distâncias e diminuindo as desigualdades sociais e econômicas no meio rural", avaliou Getúlio Gondim, que também é Presidente da Câmara Técnica.

As propriedades a serem adquiridas são indicadas pelos próprios agricultores, com os Sindicatos e a Fetape acompanhando todo o processo, garantindo a transparência na aquisição e a participação da sociedade. 

Foram aprovadas as aquisições das seguintes propriedades: Fazendas Malhada Grande, Cacimba Nova e Caraíbas (Belém do São Francisco); Fazendas Poço da Cruz e Caboclo (Ouricuri); Fazenda Daniele (Flores); Fazenda Lagoa da Pedra (Serra Talhada) Fazenda Pedra Bonita (Arcoverde) e Fazenda Caruá (Inajá). Os imóveis representam 1.772,15 hectares. Serão beneficiadas 96 famílias. 

Serão investidos R$ 2,8 milhões de Reais nas aquisições dos imóveis, em projetos produtivos e ações de infraestrutura nas áreas. O resultado vai ser homologado na próxima reunião do Conselho Estadual de Desenvolvimento Sustentável, que deverá ser realizada ainda este mês.

Nenhum comentário: