O governador Eduardo Campos retorna hoje (06) a Pernambuco, após dois dias de compromissos administrativos em Bogotá, capital da Colômbia. O governador chegará ao estado à noite e não tem compromissos previstos para este domingo. Na segunda-feira ele participa do evento da Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores com o presidente Lula e abre o Fórum Nordeste do Grupo EQM.
Ontem, Eduardo reuniu-se com diretores do Transmilênio, sistema de transporte público do tipo BRT (Bus Rapid Transit) que atende cerca 1,6 milhão de passageiros/dia – o equivalente à população do Recife. Pela manhã, Eduardo prestigiou a homenagem prestada pelo Grupo Éxito ao ex-presidente Lula durante a entrega do 8º Prêmio pela Nutrição Infantil.
O Transmilênio é uma adaptação do modelo utilizado em Curitiba-PR e que também inspirou os quatro projetos de BRT que estão sendo implantados pelo Governo do Estado na Região Metropolitana do Recife: os corredores Norte-Sul e Leste-Oeste, o Ramal da Copa e a o controno viário da BR-101.
“Muita coisa vista aqui será aproveitada nos nossos corredores para que possamos oferecer mais conforto no ir e vir, o que hoje é um dos maiores desafios das grandes cidades”,afirmou Eduardo.
O sistema de transporte público de Bogotá possui 84 km de corredores exclusivos para ônibus que atendem as linhas troncais, ramais e alimentadoras. Outros 32 km de pistas estão em construção. Cobrando uma tarifa única de 1.700 pesos colombianos (cerca de R$ 1,50) o Transmilênio é financiado pelos impostos cobrados sobre a gasolina utilizada nos carros de passeio.
No total, o Transmilênio oferece 1787 ônibus que circulam por 107 paradas e sete terminais. Após a sua implantação, o tempo de viagem foi encurtado, em média, em cerca de 20 minutos. Com a otimização da oferta dos serviços de transporte público, foi possível retirar das ruas 2.109 veículos, impactando inclusive na redução da emissão de gases poluentes. Os acidentes de trânsito também tiveram uma queda brusca de 90%.
ESTUDO DE CASO – Já na quinta-feira, o governador apresentou o modelo de gestão implantado em Pernambuco para 250 empresários que participaram do 1º Fórum de Investimentos Colômbia-Brasil. Realizado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) o evento foi aberto pelo presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos Calderón, pelo presidente do BID, Luís Albeto Moreno e pelo ex-presidente Lula.
“Nossa participação foi muito importante para mostrarmos um Brasil que eles ainda não conhecem. Pernambuco despertou o interesse de grupos colmbianos e mostrou a empresários e políticos brasileiros o trabalho que vem sendo feito com muita energia no estado”,avaliou o governador, que também tratou do combate à violência com a cúpula da segurança pública de Bogotá.
Nenhum comentário:
Postar um comentário