quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Novo laticínio vai incrementar bacia leiteira do Agreste Setentrional

A inauguração do laticínio da Cooperativa dos Produtores de Leite de Surubim (COOPLESUR) será realizada nesta sexta-feira (26) com a presença do secretário de Agricultura e Reforma Agrária (em exercício),  Aldo Santos, e do presidente da Ceasa, Romero Pontual. A Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária (SARA), por meio de convênio firmado com a Ceasa, investiu R$ 350 mil na compra de equipamentos e reestruturação da edificação a fim de concluir a implantação do laticínio, que havia recebido investimento inicial de mesmo valor do Instituto Xingó. 

A unidade tem capacidade inicial de 10 mil litros/dia, podendo chegar a 30 mil litros diários. O objetivo é resgatar a Bacia Leiteira do Agreste Setentrional, que abrange seis municípios, beneficiando cerca de 100 pequenos produtores da Região. A fim de dar impulso para o crescimento do laticínio, a Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária vai assegurar a aquisição de 2304 litros de leite diários para o Programa Leite de Todos, custeado pelo Programa Fome Zero, do Governo Federal, e mais mil litros para a Merenda Escolar, do Governo do Estado. 

“Dessa forma, os produtores terão fôlego para entrar no mercado de forma competitiva, produzindo queijo de coalho, queijo manteiga, iogurte e outros produtos lácteos”, afirma o presidente da Ceasa, Romero Pontual. Ele lembra que com o fechamento da unidade de captação de leite da Cilpe , nos anos 90, a bacia leiteira do Agreste Setentrional entrou em franca decadência.

Nenhum comentário: