sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Agreste Central terá abatedouro regionalizado

Unidade terá capacidade para abater 2 mil animais/dia

Municípios do Agreste Central - Bonito, Agrestina, Altinho, Barra de Guabiraba, Camocim de São Félix, Sairé, Cupira, Panelas e São Joaquim do Monte – entraram em consenso hoje (14), para a construção de abatedouro regional com capacidade inicial para abater 2 mil animais por dia. A decisão foi tomada após reunião entre os prefeitos desses municípios e o secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Ranilson Ramos nesta sexta-feira (14).

A unidade será construída em São Joaquim do Monte em virtude da localização geográfica que facilita o transporte de animais dos outros municípios. O prefeito Zé Birro, avaliou que o consenso será bom para toda a região.  O secretário Ranilson Ramos destacou que a regionalização dos abatedouros é uma forma de garantir a segurança alimentar da população reduzindo custos para os municípios.

Ranilson Ramos avaliou que a medida envolve melhores condições para toda a cadeia da carne, desde o transporte do animal, passando pelo abate até a distribuição. “É fundamental manter condições adequadas para o abate, pois é uma questão de saúde pública”, destacou. O abatedouro regional de São Joaquim do Monte deverá ser entregue até julho do próximo ano.

Convênios – No município de Bonito, o secretário Ranilson Ramos assinou dois convênios com a Prefeitura. O primeiro foi para a construção da coberta do Centro de Abastecimento de Bonito – Ceabo e o segundo para aquisição de câmara frigorífica para o resfriamento de carne bovina. Os investimentos são da ordem de R$135 mil e R$ 71 mil, respectivamente.

Nenhum comentário: