segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Cadastro industrial lançado na FIEPE

O setor industrial pernambucano cresce, mas mantém sua concentração da Região Metropolitana do Recife.  Das mais de 8 mil empresas pesquisadas para a edição 2011/2012 do Cadastro Industrial, lançado nesta segunda-feira (03.10.2011), na sede da Fiepe,  50,7% estão concentradas no entorno da capital.

A publicação, em versão impressa e digital (CD ), traz este ano uma inovação: acesso on line, por site, com senha válida por um mês e preço reduzido. O edição deste ano dispõe de dados atualizados sobre a inserção internacional das indústrias, total de empregados e setor de atividade, inclusive destacando por região do Estado.

“ A Fiepe reafirma seu compromisso com a competitividade ao lançar esta edição totalmente atualizada do Cadastro Industrial, um importante instrumento de interação entre as empresas industriais, fornecedores e cliente”, disse o presidente da Fiepe, Jorge Côrte Real, durante o lançamento. Ele fez questão de ressaltar o fundamental apoio de parceiros, como a Empresa Brasileira de Guias Especiais (EBGE) e Sebrae para o resultado do trabalho.

Côrte Real destacou, ainda, os setores que mais crescem na RMR, como o de alimentos (19,5%) e construção de edifícios (10,1%) e na Região Agreste, onde se consolida um polo de confecções (69% ). O Cadastro aponta também o perfil das indústrias, sendo 78,5% de micro empresas e apenas 1,1% de grande porte.

Este trabalho também nos direciona para ações voltadas à melhoria da competitividade, diz
Côrte Real, exemplificando o pequeno percentual de empresas que já atuam no mercado internacional (0,5%). “Por isso, a Fiepe vem investindo em projetos e ações que possibilitem o empresários local buscar novas oportunidades de inserção no mercado externo”, completou.

CADASTRO INDUSTRIAL – O Cadastro Industrial é publicado há mais de 50 anos e entra em sua 19ª edição em novo formato com informações de 8.081 empresas, todas consultadas pela Unidade de Pesquisas Técnicas da Fiepe. O levantamento foi realizado no período de 10 meses, com visita às indústrias, entrevistas e catalogação de dados.
A publicação será comercializada na sede da Fiepe e nas livrarias Cultura e Jaqueira. Os pedidos também podem ser feitos por email (cadastro@fiepe.org.br)ou por telefone (3412.8439). Estará disponível também on line pelo  site www.cadastrosindustriais.com.br, com senha válida por um mês e custo reduzido.

Nenhum comentário: