Em breve, os dois milhões de usuários de transporte coletivo da Região Metropolitana do Recife vão saber exatamente qual o tempo de espera até a chegada do seu ônibus na parada. Esse é um dos benefícios do Sistema de Monitoramento via GPS (Sistema de Posicionamento Global), que o Governo de Pernambuco lançou nesta terça-feira (25), em evento no Palácio do Campo das Princesas.
Graças ao GPS instalado nos coletivos, o passageiro terá acesso direto às informações sobre suas linhas via SMS: basta enviar um torpedo informando o código da parada em que se encontra e o número da linha que pretende pegar para receber, em até 10 segundos, os horários de chegada dos próximos três ônibus do seu itinerário.
O governador Eduardo Campos assinou a Ordem de Serviço para a implantação da tecnologia, orçada em R$ 20 milhões. O sistema será coordenado pelas empresas pernambucanas Cittati, Midiavox e Cerpap e funcionou perfeitamente durante a demonstração. Cada mensagem deve custar cerca de R$ 0,30. Em breve será lançado também um portal na Internet e um portal de voz para o acesso dos usuários.
“Obrigamos as empresas de ônibus a instalarem os GPS em toda a frota até 31 de janeiro de 2012 e a nossa previsão é de ter tudo funcionando em março”, disse o governador. Eduardo explicou ainda que o novo sistema dará mais conforto e segurança ao usuário, ao evitar que ele fique muito tempo exposto na parada de ônibus. “Além disso, dá para você se programar, avisar no trabalho ou em casa o tempo exato em que você vai chegar. Será um salto de qualidade para o sistema como um todo”, destacou.
O uso dos aparelhos de GPS também vai possibilitar ao Grande Recife Consórcio Metropolitano de Transporte monitorar o comportamento de toda a frota através de um Centro de Controle e Operações (CCO). Na tela do computador, será possível ver onde está cada um dos três mil ônibus do sistema, se ele está atrasado, se possui acesso para pessoas com deficiência e outros detalhes. Já os terminais de integração vão ganhar painéis de LCD (parecidos com os instalados em aeroportos) para mostrar em tempo real os horários de embarque e desembarque de cada uma das linhas.
Para ajudar no monitoramento, o governador Eduardo Campos instituiu um comitê de busca para selecionar três gerentes de terminais e 36 gestores. O intuito é substituir os funcionários terceirizados que hoje fazem o serviço e reforçar o gerenciamento dos terminais de integração do SEI (Sistema Estrutural Integrado), que foi dividido em três gerências: Sul, Norte e Oeste.
Nenhum comentário:
Postar um comentário