terça-feira, 11 de outubro de 2011

COMISSÃO DE MOBILIDADE URBANA VAI CONHECER O VLT

O deputado Estadual Silvio Costa Filho (PTB), presidente da Comissão de Mobilidade Urbana da Assembléia Legislativa e demais parlamentares que integram a comissão, irão conhecer na próxima segunda-feira (17), às 10h, o Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT).  A visita será na estação Cajueiro Seco do Metrô, em Jaboatão dos Guararapes.

Os deputados irão conhecer o novo trem VLT, modal moderno que constitui-se em uma alternativa para solução dos problemas da mobilidade urbana da Região Metropolitana do Recife. 

Com capacidade para transportar 150 mil pessoas, o sistema de transporte é a alternativa dos órgãos para o novo corredor viário.  O VLT já está em fase de testes. Próximo ano, ele será implantado na Linha Sul do metrô, ligando Cajueiro Seco, em Jaboatão, ao Cabo de Santo Agostinho, e vai operar com sete trens. A partir de março, o percurso de 18 quilômetros, hoje feito em 47 minutos pelo trem a diesel, passará a ser apenas de 22 minutos com o VLT, que é movido a biodiesel, tem ar-condicionado e é monitorado por GPS.

A CBTU já iniciou as obras de recuperação dos trilhos, de duas pontes e a duplicação do trecho entre as estações Pontezinha e Santo Inácio, no Cabo. Estão previstas ainda a construção de duas pontes com passagens destinadas à travessia de pedestre sobre os rios Pirapama e Jaboatão.

Nenhum comentário: