quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Governador encerra Petroleum Business com chave de ouro

Além de formalizar a chegada do quarto estaleiro a Pernambuco, o dia de hoje (20) foi marcado pela abertura de 4.500 vagas para cursos de qualificação profissional na área naval e pelo anúncio do primeiro Centro de Certificação Profissional do estado. Os novos ventos foram soprados pelo governador Eduardo Campos no encerramento da feira Pernambuco Petroleum Business, em Porto de Galinhas.

A solenidade reuniu 800 instituições nacionais e internacionais do ramo da pesquisa do petróleo e mais 100 empresas da cadeia de exploração - o dobro em relação ao ano passado, quando foi realizada a primeira edição.

Eduardo assinou três documentos. O primeiro deles cria o Programa de Qualificação Profissional. A ação será realizada em parceria com as prefeituras do Cabo de Santo Agostinho, Escada, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Moreno e do Recife. O objetivo é treinar a mão de obra pernambucana para concorrer às oportunidades de emprego ofertadas pelo cluster naval do Complexo Industrial Portuário de Suape.

O público-alvo são os alunos maiores de 18 anos sem experiência no mercado de trabalho. É necessário, porém, que os candidatos estejam cursando o ensino médio ou já o tenham concluído. A convocação para as 4,5 mil vagas de qualificação deve acontecer no inicio do próximo ano. “Estamos num momento de grande esforço na preparação de pessoas, onde procuramos a integração com as prefeituras, com as nossas universidades, escolas técnicas, instituições de pesquisa e o mundo do chão das fábricas”, enfatizou Eduardo.

            Um terço das vagas oferecidas deverá ser absorvida pelo Estaleiro Promar, que selecionará para o seu quadro funcional os alunos que mais se enquadrarem ao perfil da empresa. As outras três mil oportunidades serão divididas entre os municípios, sendo 50% divididas para o Recife e Jaboatão e o restante para os demais municípios incluídos na parceria.

Por falar em estaleiro, o segundo acordo firmado hoje traz da Itália para Pernambuco o Navalmare, que se junta ao próprio Promar, ao Atlântico Sul e ao CMO no cluster naval de Suape.  Inicialmente, o Navalmare ofertará 800 novos postos de trabalho. A sua planta, a primeira da empresa no Brasil, ocupará uma área de 10,5 hectares e vai fabricar todos os tipos de estruturas offshore - módulos de alojamentos e de compressão de ar, monoboias, decks, plataformas, entre outros.

O período para o início das operações do novo estaleiro é de 36 meses e o investimento está orçado em R$ 250 milhões. “Queremos daqui prover toda a demanda de petróleo e gás da costa africana e do Golfo do México. A nossa estruturação não é para uma indústria nacional, mas mundial, recolocando, a partir de Pernambuco, o Brasil no mesmo patamar dos idos de 70”, disse Eduardo, confiante.

Prefeito do Recife, João da Costa ressaltou a importância dos convênios com o Governo do Estado. “O governador enxergou as janelas da oportunidade e está investindo na qualificação. E nós estamos participando desse processo de inserção da população do Recife nessa nova perspectiva”.

Eduardo ainda entregou ao BNDES o projeto de financiamento para a implantação do Centro de Certificação Profissional, em uma área de 2,6 mil m2 dentro do Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep). O espaço vai reunir mais de dez universidades e laboratórios com a missão oferecer mão de obra treinada para executar projetos específicos e supervisionar processos de produção. 

Antes das palavras do governador, o público pôde assistir a um vídeo institucional sobre o Complexo Industrial Portuário de Suape e conhecer melhor o mercado pernambucano de negócios na indústria de petróleo, gás, offshore e naval. “O que vimos aqui retrata o quão importante é a cadeia do petróleo pra o desenvolvimento”, testemunhou o presidente do Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP), João Carlos de Luca.

Nenhum comentário: