quinta-feira, 27 de setembro de 2012

1º abate do PAA Especial Caprinos e Ovinos em Pernambuco‏

Foram abatidos, hoje (27/09), os primeiros 100 animais das 150 mil cabeças previstas no PAA Especial de Caprinos e Ovinos, no Aprisco Abatedouro e Frigorífico, da Cooperativa Central Agrícola do Nordeste (Cocane), em Parnamirim, Sertão Central. A operação marca o lançamento regional de uma ação do Programa de Aquisição de Alimentos, na modalidade compra direta.

A ação, pioneira na área de abrangência da Sudene, foi conduzida pelo secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Ranilson Ramos, juntamente com a secretária Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, do Ministério do Desenvolvimento Social de Combate à Fome (MDS), Maya Takagi. No estado, serão beneficiados 7,5 mil agricultores familiares com rebanhos de até 50 animais. O investimento será de R$ 30 milhões e o quilo do animal vivo será adquirido pela Conab ao preço de R$ 6,65. Participaram, ainda, da solenidade, o superintendente regional da Conab, Roberto Lins, o secretário Executivo da Agricultura Familiar, Aldo Santos, e a gerente geral da Adagro, Erivânia Camelo.

O programa, previsto para ser executado até o final do ano, poderá ser estendido. “A presidenta Dilma, não limitará recursos para o programa, enquanto a estiagem perdurar. Uma vez que os criadores apresentem condições de produção e os abatedouros se adequem às exigências técnicas e sanitárias, a tendência é tornar o PAA Especial Caprinos e Ovinos  numa ação permanente”, destacou a secretária do MDS, Maya Takagi.

O secretário Ranilson Ramos ressaltou que, o PAA Especial Caprinos e Ovinos foi proposto, à presidenta Dilma, pelo governador Eduardo Campos, durante a primeira reunião com os governadores dos estados do Nordeste para discutir ações de convivência com a seca. “Dentre os objetivos a serem alcançados, estão a assistência às famílias, com a transferência da carne adquirida para as instituições socioassistenciais, e a regularização do mercado de caprinos e ovinos, que se encontra com preços aquém do custo de produção dos criadores”.


A logística, funcionará de acordo com as seguintes competências - O governo entrará com o transporte, identificação dos criadores e cadastramento dos animais, por meio da Adagro, o município ficará responsável pela organização da estrutura dos currais e recebimento dos animais, enquanto a compra dos animais e contratação dos abatedouros, para abate e distribuição da carne nas entidades sociais, ficará a cargo da Conab. Já estão aptos a participar do programa, os abatedouros de Afogados da Ingazeira, Bezerros, Floresta e Parnamirim.

Nenhum comentário: