terça-feira, 4 de setembro de 2012

Eduardo defende investimentos em educação, ciência e tecnologia para acelerar economia do NE

Em comemoração ao centenário do empresário e ex-governador de Sergipe Augusto Franco, o governador Eduardo Campos foi o preletor da palestra “Cenário Econômico do Nordeste”, apresentada na primeira edição do Fórum Cenários da Economia Brasileira, promovido pelo Instituto Augusto Franco. O evento, que reuniu cerca de 500 pessoas entre empresários, políticos e representantes dos poderes Legislativo e Judiciário, aconteceu nesta terça-feira (04/09), no Centro de Convenções de Aracaju, capital de Sergipe.

Durante cerca de meia hora, Eduardo destacou que o maior desafio para retomar o crescimento do Brasil é vencer a crise internacional, que há dois anos consecutivos impacta os índices de crescimento do país. Economista por formação, Eduardo também destacou que as desigualdades sociais são um dos maiores entraves ao crescimento do Nordeste, ao lembrar que a região concentra 28% da população brasileira, mas apenas 13% do Produto Interno Bruto (PIB). O problema deve ser enfrentado, na sua opinião, com uma “nova agenda” que contemple mais investimentos em educação e ciência e tecnologia.

“Além de entender nossas diferenças por dentro e reconhecer o nosso potencial, temos que fazer um largo investimento numa educação de qualidade em todos os seus ciclos. Se investirmos do ponto de vista técnico e educacional no nosso povo, que já tem um talento extraordinário, vamos dar à nossa economia a produtividade que não conseguiremos apenas com pontes, ferrovias ou portos modernos”, defendeu.

Além dos investimentos em educação, Eduardo também defendeu a necessidade de adotar um sistema tributário de classe mundial. “E não conseguiremos isso para entrar em vigor em 1de janeiro de 2013. Temos que preparar para implantar em cinco, seis ou dez anos”, reforçou o governador.

Eduardo Campos também aproveitou a oportunidade para parabenizar a iniciativa de discutir o futuro da economia através da vida de “um homem fazedor das coisas”. “Augusto Franco seja como empreendedor na iniciativa privada, seja como gestor no mundo político deu sua contribuição a sua comunidade, ao fazer mais, ver longe e ao aglutinar forças para transformar palavras e projetos em ações e obras”, destacou.

O governador de Sergipe, Marcelo Déda, fez questão de elogiar a qualificação política e de gestão do governador Eduardo Campos, a quem definiu como uma “doce brisa de renovação e futuro”. “Eduardo é um homem de visão inovadora, um político de enorme compromisso com nosso povo que tem sido capaz de transformar a herança da luta do grande governador Miguel Arraes, replicando o compromisso de forma inovadora”, disse Déda, arrancado aplausos dos presentes.

O fórum também contou com a palestra “Modernização das Relações Trabalhistas” e “Brasil 2012-2013: Como o cenário adverso pode operar a nosso favor”, apresentadas, respectivamente pelo professor de Economia da USP José Pastore e pelo economista e presidente do Conselho Planejamento e Estratégico da Fecomércio de São Paulo, Pablo Rabello de Castro. O evento também marcou o lançamento do livro “O legado desenvolvimentista do governo Augusto Franco”, do economista Marcos Melo.

HISTÓRICO – Além de político e empresarial, Augusto Franco também foi médico. Natural da cidade de Laranjeiras, o ex-governador é considerado um dos maiores empresários e homens públicos de todos os tempos de Sergipe. Casado com Dona Virgínia Leite Franco, com quem teve nove filhos, o ex-governador completaria 100 anos nesta terça-feira.

Augusto Franco começou a vida empresarial na industrial têxtil, deixando sua marca na conceituada Fiação Nortista. O empresário também se destacou na agroindústria açucareira e no setor das comunicações. Na vida política, Augusto Franco também foi deputado federal e senador.

Nenhum comentário: