quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Assentamento rural é referência em associativismo produtivo em Pernambuco‏

Integrando a capacidade de trabalho das famílias ao processo de produção e comercialização de uvas, no Sertão do São Francisco, o assentamento Malhada Real, em Lagoa Grande, destaca-se como um projeto bem sucedido em associativismo produtivo. As 14 famílias assentadas, pelo Instituto de Terras e Reforma Agrária de Pernambuco (Iterpe), compreenderam a importância de se organizar em associação e já tiveram acesso a algumas políticas públicas que impulsionam suas atividades.

Para o  secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Ranilson Ramos, a organização das famílias é de fundamental importância para incentivar a participação da população na tomada de decisões, tornando a associação um espaço produtivo e democrático. “Experiências de sucesso como essa, muito nos animam e nos aproximam cada vez mais para estabelecermos parcerias, pois a organização do povo é o primeiro passo para o acesso às políticas públicas governamentais”, ressaltou .

São cinco hectares de uva em produção das variedades - Itália, Beni Taque Brasil e Red Globe. A colheita é realizada duas vezes ao ano, com produtividade média de 50 toneladas por hectare. De acordo com o presidente da Associação Comunitária dos Produtores de Malhada Real, Cristiano Lopes, o projeto se desenvolveu de tal forma que, apesar da participação de todas as famílias envolvidas, foi necessário ampliar a força de trabalho, com a terceirização dos serviços.

Com uma receita líquida anual de R$ 240 mil, o presidente afirmou ter construído parte da infraestrutura do projeto, a exemplo da sede da associação, com área social e de lazer, galpão para o armazenamento dos materiais e máquinas adquiridos em parceria com o Programa de Apoio ao Pequeno Produtor Rural (Prorural), além da aquisição de 220 cabeças de caprinos e ovinos, para integração lavoura pecuária. Informou, ainda, que 50% dos assentados já possuem seu próprio meio de transporte.

Em recente visita ao Malhada Real, o secretário de Agricultura e Reforma Agrária (Sara), Ranilson Ramos, encaminhou algumas reivindicações como a autorização do estudo para elaboração do projeto executivo de irrigação comunitária com tecnologia moderna (aspersão e ou gotejamento); ampliação da área para até 28 hectares – 02 ha por família – e, ainda, a melhoria do sistema de abastecimento d´água, por meio do “ Programa Água para Todos”.

Segundo a coordenadora do programa Nacional de Crédito Fundiário do Iterpe, Andrea Connolly, a Associação encontra-se adimplente com os agentes financeiros e já está providenciando a sua certificação para a exportação da uva.

Nenhum comentário: