quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Horticultura orgânica na pauta de encontro promovido pelo ProRural

A reunião faz parte das atividades do Programa Territórios Produtivos
para o desenvolvimento da Agricultura Familiar

A Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária, por meio do ProRural, realiza na próxima quinta-feira (06), em Petrolina,  uma reunião para apresentação da proposta de trabalho do Fórum do Território Produtivo da Horticultura Orgânica. A iniciativa voltada às atividades de cultivo de hortaliças e verduras orgânicas tem como público alvo agricultores familiares da região do Sertão do São Francisco.
Com o objetivo de fortalecer o potencial produtivo dos setores da Agricultura Familiar, a ação do Governo do Estado faz parte doPrograma Territórios Produtivos. "A proposta é contribuir para a criação de oportunidades, por meio da expansão e melhorias de infraestruturas e de serviços públicos, a fim de elevar o nível de produção e renda dos agricultores familiares", destacou o secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Ranilson Ramos..
Em Petrolina, a reunião contará com a participação de organizações de produtores, instituições governamentais, de crédito, ONGs, universidades, além de fornecedores e compradores, promovendo uma articulação de todos os envolvidos no ramo produtivo da horticultura orgânica nos municípios de Petrolina, Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista, Cabrobó e Orocó.
De acordo com Aldo Santos, secretário executivo de Agricultura Familiar e gerente-geral do ProRural, o trabalho envolvendo Estado e Sociedade Civil, contemplará a construção de 57 Planos Territoriais de Redes Produtivas,  atendendo além da horticultura, as atividades da caprinovinocultura de corte e leite, apicultura e meliponicultura, piscicultura, bovinocultura de leite, fruticultura, mandiocultura,  grãos, inhame, artesanato, turismo rural e pesca artesanal.
Rede produtitiva - Com a participação de cerca de 70 representantes do setor, o objetivo é de pactuar acordos e compromissos para formação do Fórum do Território Produtivo. “Através dessa iniciativa envolvendo instituições e pessoas conectadas à rede produtiva da horticultura orgânica, pretendemos estimular o desenvolvimento da atividade rural, trazendo benefícios quanto ao manejo, produção e comercialização dos produtos, afirma Aldo.
Na pauta da reunião serão trabalhados os conceitos de arranjos, redes e territórios produtivos e governança, visando desenvolver a organização, o empreendedorismo, o acesso ao mercado e as novas tecnologias, com foco na geração de emprego e renda.  A meta é atender os produtores de hortaliças da região do São Francisco, território onde se destaca a produção de tomate, alface, pimenta, pimentão, coentro, cebolinha e batata doce.
A reunião acontece a partir das 8h, na Codevasf (Rua Pres. Dutra, 160 – Petrolina), com a participação de representantes das organizações de agricultores familiares, Prorural, IPA, Adagro, Secretarias da Mulher, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Ciência e Tecnologia, além da Conab, AD Diper, Consea PE, Fetape, Fetraf, ASA-PE, entre outras entidades governamentais e não-governamentais.

Nenhum comentário: